Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CNJ pede informações ao TJPB sobre digitalização de processos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Sindicato dos Técnicos e Analistas Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba e a Associação dos Servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba ingressaram recentemente com Pedido de Providência perante o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), questionando o modelo adotado pelo TJPB para a digitalização dos processos criminais. O relator do pedido de providências, conselheiro Luiz Fernando Tomasi Keppen, pediu informações e deu ao TJ um prazo de cinco dias para que se pronuncie sobre o caso.

O assunto ganhou repercussão na mídia ontem quando o Ministério Público do Trabalho na Paraíba informou que estava investigando a denúncia de que teria havido assédio moral no processo de realização de digitalização de processos.

O Sintaj e a ASSTJE pediram ao CNJ que determine a suspensão do Projeto Digitaliza levando em conta que parte dos servidores estão em trabalho remoto durante a pandemia do novo coronavírus e que a atividade presencial estaria representando dupla jornada para os funcionários que têm de manter seus expedientes cartorários e também cumprir a meta do processo de digitalização.

“No início, foi oferecida uma contrapartida em folgas para os servidores que se dispusessem a entrar no processo de digitalização. Depois, essa vantagem deixou de existir. A participação passou a representar apenas uma carga extra de trabalho”, disse José Ivonaldo, vice-presidente do Sintaj.

As duas entidades são contra a determinação do TJPB no sentido de digitalizar todo o acervo de processos físicos por entenderem que a medida contraria as regras estipuladas para a fase de retomada contidas no Ato da Presidência nº 33/2020 e as orientações do Conselho Nacional de Justiça quanto à exposição dos servidores a riscos desnecessários.

No mérito, pedem a confirmação da liminar e que o TJPB forneça treinamento para realização dos serviços de digitalização dos processos físicos; estabeleça, antes da retomada geral das atividades,
cronograma de trabalho, considerando a atuação dos servidores no cartório e com a utilização de equipes específicas, e adeque o sistema de metas e incentivos, conforme previsto no Ato da Presidência n. 12/2019.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente