Cinzas de Zenóbio Toscano serão levadas a Guarabira onde haverá homenagem póstuma

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A família de Zenóbio Toscano realiza, nesta terça-feira (14), em Guarabira, as homenagens póstumas ao ex-prefeito e ex-deputado. As atividades terão início às 16h no Santuário do Memorial Frei Damião, onde será celebrada uma missa. As cinzas do ex-prefeito serão levadas para o município e ficarão no memorial no Museu do Santuário.

Zenóbio morreu em 2020 após não resistir a um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, agravado pela covid-19. Em decorrência da pandemia, não houve um ato de despedida, o corpo foi cremado e as cinzas guardadas para serem levadas para Guarabira.

“Faremos nossa homenagem a esse homem que, em vida, amou e lutou pala cidade de Guarabira e por toda Paraíba. Meu pai deixou um legado importante na política do nosso Estado e também no fortalecimento da nossa cultura. Então, passado a fase mais crítica da pandemia faremos essa homenagem a ele e gostaríamos de convidar todos para que, juntos, possamos realizar a despedida que ele tanto merece”, disse a deputada Camila Toscano.

Perfil – Zenóbio Toscano nasceu em 4 de setembro de 1945, no município de Ingá, na Paraíba. Era formado em engenharia e casado com a ex-deputada estadual Léa Toscano, com quem teve quatro filhos.

Na política, Zenóbio começou a vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira. Em 15 de novembro de 1982 foi eleito com 50,44% dos votos válidos, na disputa ao lado de Jáder Pimentel – PDS (49,09%) e Ademir Leal – PT (0,47%). Em 1990 concorre pela primeira vez a deputado estadual na Paraíba pelo PMDB, conseguindo 14.936 votos, sendo o oitavo mais votado do pleito. Em 3 de outubro de 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual com a votação de 34.837 sendo o deputado mais votado do estado.

Em 4 de outubro de 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga na Assembleia Legislativa do Estado. Em 2001, deixa o PMDB e filia-se ao PSDB. Em outubro de 2002 é eleito para o quarto mandato como deputado estadual na Paraíba. Em 2006 é novamente o mais votado do estado, para deputado, com 38.265 votos. Foi a última vez que Zenóbio disputou o cargo de deputado estadual.

Em de outubro de 2012 foi eleito prefeito de Guarabira para o mandato de 2013 – 2016, eleito com 16 mil votos. Em 2016 foi reeleito para o mandato de 2017-2020 com 15.609 votos, tendo que se afastar das funções após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI).

 

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Nova pesquisa aponta Domiciano empatado na liderança pela prefeitura em Bayeux

Eleição em Bayeux: Pesquisa atesta que Domiciano ultrapassa Tacyana

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e apreende joias e cavalo avaliado em R$ 600 mil

Anteriores

aaaa

Protesto interdita trevo que liga duas das principais rodovias do Brejo paraibano

Luiz-Couto-04

Luiz Couto solicita Força Tarefa da PF nas eleições de João Pessoa

Coral Vozes Passageiras, composto por mulheres reeducandas

Coral Vozes Passageiras, composto por mulheres reeducandas, se apresenta neste sábado no IFPB

Numol, IPC

Gato foi encontrado agonizando no local onde criança foi assassinada pela mãe

Justiça dinheiro

Ex-diretor de Finanças de Campina é condenado por desvio de recursos do Fome Zero

Servidores do INSS na PB

Servidores do INSS suspendem greve na Paraíba

Urna eletrônica

Paraíba ocupa 3º lugar em denúncias de assédio eleitoral, aponta MPT

Parque das Três Ruas

Parque Linear das Três Ruas será entregue neste sábado com a 1ª Virada Esportiva

Agente de saúde

Prefeitura prorroga inscrições do concurso para agente de saúde e de endemias

Auditoria

MPF denuncia empresários por fraude à licitação para construção de escola