Cineasta paraibano Vladimir Carvalho morre aos 89 anos em Brasília

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro, o paraibano Vladimir Carvalho morreu na manhã desta quinta-feira (24), em Brasília. O cineasta de 89 anos estava internado após sofrer um infarto. Durante o tratamento, os rins pararam de funcionar e, por isso, foi ele submetido a hemodiálise. Ele não resistiu e faleceu hoje.

Nascido em Itabaiana, na Paraíba, em 1935, Vladimir figurava entre os nomes mais importantes do cinema brasileiro, tendo produzido mais de 10 documentários sobre temas da política e da história nacionais.

Ele completaria 90 anos em janeiro.

Vladimir Carvalho começou a carreira escrevendo críticas para os jornais A União e Correio da Paraíba. Foi corroteirista de Aruanda (1960), de Linduarte Noronha. Em 1962, na Bahia, foi assistente de produção da primeira fase de Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho. De 1967 a 1971, fez seu primeiro longa-metragem O País de São Saruê. Em 1969, lecionou na Universidade de Brasília, onde realizou Vestibular 70 (1970). Em seguida, dirigiu Incelência para um trem de ferro (1972), A pedra da riqueza (1975), Brasília segundo Feldman (1979), O homem de areia (1981) e O Evangelho segundo Teotônio (1984). Em 1990 realizou Conterrâneos velhos de guerra e, em 2001, Barra 68. Lançou em 2007 o documentário O Engenho de Zé Lins, sobre o escritor José Lins do Rego.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa

6cbf3856-2914-4b81-8e33-2741aa558230

PRF apreende 23 kg de Skunk e detém quatro pessoas no Agreste paraibano

cfo2-2

Polícia Militar da Paraíba divulga resultado final do CFO 2026

SessaosegundaTCE-1024x683

Despesas não comprovadas acarretam débito a ex-secretário de Saúde superior a R$ 3 milhões

whatsapp-image-2026-06-03-at-09.34.37

Polícia Civil prende suspeito de homicídio cometido por engano em Mamanguape

watteau

Ex-vereador Watteau Rodrigues morre aos 63 anos vítima de leucemia