Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cinco mil mensagens de alerta sobre hanseníase são enviadas a cidadãos de João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Cinco mil mensagens para celulares (SMS) alertando a população acerca dos sintomas da hanseníase e da necessidade de procurar uma unidade básica de saúde, caso os sintomas sejam percebidos, foram encaminhadas para cidadãos de João Pessoa (PB), na última segunda-feira (3). A campanha é fruto de ação conjunta entre o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público da Paraíba (MP/PB), Secretaria Estadual de Saúde (SES), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) e a concessionária de energia elétrica Energisa.

Segundo a promotora de Justiça de Defesa da Saúde de João Pessoa, Jovana Tabosa, as mensagens foram encaminhadas para telefones com linhas registradas na capital, em bairros com maior incidência de hanseníase, contendo a seguinte frase, elaborada pelo Setor Técnico da Secretaria Estadual de Saúde: “Mancha na pele com dormência pode ser hanseníase. Procure um serviço de saúde”. MPF e MP/PB discutirão outras formas de ampliar o acesso à população sobre as informações necessárias à prevenção, assistência e controle da doença.

“Faz parte do trabalho de acompanhamento de políticas públicas dos Ministérios Públicos o fomento de ações educativas que contribuam para melhorar os indicadores referentes a doenças como a hanseníase, que ainda se mostram uma ameaça significativa à saúde pública. Outro aspecto desse acompanhamento envolve a verificação da disponibilidade dos serviços da atenção básica para atendimento dos casos, inclusive por meio de busca ativa de pacientes e monitoramento do tratamento para se evitar o diagnóstico tardio e o abandono da medicação”, destacou o procurador do MPF em João Pessoa Guilherme Ferraz.

Audiências e nota técnica – A campanha é resultado de diversas audiências promovidas pelos Ministérios Públicos, com a participação de representantes do Ministério da Saúde e SES, nas quais foram abordadas ações de prevenção, assistência, vigilância e controle da tuberculose e da hanseníase. As audiências resultaram na elaboração de uma nota técnica conjunta, também subscrita pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Saúde, coordenado pelo promotor de Justiça Raniere Dantas e pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PB).

Em relação à hanseníase, a nota técnica, lançada em 20 de janeiro, prevê quatro ações, sendo a primeira a organização das unidades de saúde para desenvolver as atividades ligadas à doença, garantindo o acesso da população.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente