Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cidade Viva promove diálogo sobre Semana do Meio Ambiente

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A cada dia aumenta o consumo e a poluição causados pelo homem, e o que fazer com os nossos próprios subprodutos pessoais e industriais? Qual é a cosmovisão cristã sobre o meio ambiente? Por que há falta de engajamento dos cristãos com as questões ambientais? Essas e outras temáticas importantes estarão presentes no evento “Semana do Meio Ambiente”, que será realizado nos dias 31 de maio e 1º de junho, no Centro de Convenções Cidade Viva, em João Pessoa. As inscrições para palestras e oficinas, que serão gratuitas, continuam abertas por meio do link https://www.sympla.com.br/semana-do-meio-ambiente__525525

Organizado pelo ministério Ambiente Vivo da Cidade Viva, a ‘Semana do Meio Ambiente’ quer promover um diálogo aberto e franco sobre a maneira como a sociedade, mas, sobretudo, os cristãos estão construindo o futuro do nosso planeta.

“Infelizmente, ainda há poucas entidades cristãs no mundo envolvidas e interessadas da conservação ambiental e a falta de preocupação com as questões ambientais transmite a ideia de que o que importa é extrairmos tudo de bom que a natureza disponibiliza agora, uma visão utilitarista e imediatista que se opõe às muitas declarações bíblicas sobre a importância da natureza como criação de Deus. O evento vai trazer uma reflexão cristã sobre essa consciência do meio ambiente e, ao mesmo tempo, apontar ações práticas e criativas, por meio das oficinas, que podemos fazer em nossas casas em relação ao meio ambiente”, revela a líder do ministério Ambiente Vivo da Cidade Viva, Aline Alencar.

Temáticas das seis palestras – A programação da “Semana do Meio Ambiente” da Cidade Viva começa na sexta-feira, dia 31 de maio, com três palestras de 30 minutos. A primeira começa às 19h20 com o consultor de finanças pessoais, Guilherme Baía, com a temática “Finanças, consumo e meio Ambiente”. Na sequência, terá o pastor e o secretário executivo da Fundação Cidade Viva, José Marcelo, que abordará a temática “Empreendedorismo e Sustentabilidade”. O primeiro dia será encerrado com o médico Miguel Sorrentino, que vai ministrar sobre “Hábitos Alimentares: o que isso tem a ver com o meio”.

As palestras voltam no sábado, dia 1º de junho, com o presidente da Associação dos Catadores de Recicláveis de João Pessoa (ASCARE-JP), Kelson Galdino, que abordará: “catadores: os agentes ambientais que a sociedade não vê”, e logo seguido por Roberto Aragão, do Projeto Guajiru Tartarugas Urbanas, com a temática: “Para a natureza não importa quem você é, mas qual a sua contribuição”. O encerramento do evento será com o pastor sênior da Cidade Viva, Sérgio Queiroz, que ministra a palestra “Cosmovisão cristã e o meio ambiente”.

Temáticas das quatro Oficinas – Com vagas limitadas, a Semana do Meio Ambiente terá ainda quatro oficinas na manhã do dia 1º de junho. Os temas são: “Compostagem caseira como alternativa para destinação de resíduos orgânicos”, com Silvana dos Santos; “Montando uma horta compacta”, com Rafaelly Albuquerque; “Artesanato com papel – confecção de bijuterias”, com Cynthia Sousa; e “Alimentos orgânicos e seus benefícios. Salada tropical com flores comestíveis (brotos)”, com Marinézio Gomes e Thamires Soares.

Propósito e ações do Ambiente Vivo – A Cidade Viva tem como um dos seus eixos a questão ambiental. A criação do Ministério Ambiente Vivo tem o intuito de promover a consciência e a educação ambiental, atuando em diversas frentes como mais uma voz de proteção ao meio ambiente. Além desse propósito, busca motivar voluntários e a sociedade a minimizar os impactos ambientais, por meio de ações contundentes que possibilitem uma mudança nos hábitos e no comportamento humano para compreender o quanto é bíblico e ético preservar o ambiente. O ministério, liderado por Aline Alencar, também desempenha um papel socioambiental tendo por objetivo providenciar a inclusão social dos catadores de lixo com a inserção de materiais recicláveis na agenda dos cristãos.

Entre ações relevantes do ministério podemos citar a realização de palestras em condomínios sobre a importância de desenvolver a separação do lixo (coleta seletiva) em casa como forma correta destinação e também de facilitação do trabalho das cooperativas ou dos catadores autônomos. Atualmente, o ministério está desenvolvendo uma campanha junto a dezenas de grupos pequenos da Cidade Viva para descartar o uso de canudos e outros materiais descartáveis nos lanches nos grupos.

O Parque Arruda Câmara (zoológico de João Pessoa), mais conhecido como ‘A Bica’ e também as praias têm sido foco de ações ecológicas, de limpeza e de restauração e ao mesmo tempo de falas sobre o amor de Cristo por cada ser humano e por toda a Sua criação. O ministério atua ainda com palestras em empresas, faculdades e escolas levando uma provocação sobre a necessidade urgente de mudanças dos hábitos.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

STJ determina que plano de saúde não é obrigado a fornecer canabidiol

Anteriores

bolsonaro-new

Bolsonaro é indiciado pela PF por fraude em cartão de vacinação da Covid

fp1 (1)

Curtas paraibanos revisitados em duas mostras no Brasil e Estados Unidos

unimedjp_compressed

ALPB discute falta de atendimento de planos de saúde a autistas nesta terça

ruyeppedro

Pedro garante apoio a Ruy e diz que João Pessoa precisa mudar de prefeito

georgesobrado

Presidente da Famup George Coelho será candidato a prefeito de Sobrado pelo PSB

Dinheiro

Prefeitura de Cabedelo oferece isenção de IPTU e ITBI a famílias com imóveis do Minha Casa, Minha Vida

curraldecima (1) (1)

Prefeitura de Curral de Cima nega irregularidades e diz que denúncias são de 2021

daniellacaixa (1)

Com empenho de Daniella Ribeiro, João Pessoa ganha mais uma agência da Caixa

poetasdesusa

Poetas de Sousa lançam coletânea de poesias

Oswaldo. Montenegro (2) (1)

Oswaldo Montenegro faz show com orquestra nesta sexta no Teatro Pedra do Reino