Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ciclista denuncia caminhão de limpadora despejando esgoto em rio; Semam e empresa explicam

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um ciclista registrou em video um caminhão da Limpadora Paraibana, empresa que faz limpeza de fossas, e relatou que o veículo estaria despejando esgoto em um rio na BR 101, sentido João Pessoa a Recife, nas proximidades da Compel. Ele acrescentou na gravação que ao se aproximar e perguntar o que dois funcionários estariam fazendo, foi ameaçado por ambos e teve que deixar o local.

“Estava passando de bicicleta e vi essa cena inacreditável. Fui lá embaixo perguntar o que eram e eles quiseram me agredir, não me deixaram filmar lá embaixo. Estão despejando dejetos direto no rio. Isso é um descaso e não pode acontecer”, reclamou o ciclista.

O ParlamentoPB entrou em contato com o Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto, e ele afirmou que os fiscais da Semam foram à empresa Limparaíba e ela explicou que o que está sendo feito no Rio Gramame é a retirada de resíduos de papelão. A Limparaíba foi contratada pela Compel para retirar os resíduos que foram despejados de forma irregular no rio. Os fiscais da Semam verificaram as notas fiscais da Limparaíba, que infirmou ainda que o serviço tem supervisão do Ibama e Sudema.

A empresa também emitiu uma nota a respeito do ocorrido :

Nota de Esclarecimento

A LIMPARAIBA LIMPADORA E DESENTUPIDORA PARAIBANA LTDA, vem à público esclarecer:
Na tarde desta quarta feira dia 12/02/2020, a empresa foi surpreendida com a divulgação de um vídeo extremamente leviano e maldoso nas redes sociais, no qual supostamente um dos nossos caminhões estava despejando dejetos no Rio Gramame. m
Na realidade, a LIMPARAÍBA fora contratada pela CONPEL- Companhia Nordestina de Papel, com objeto de fazer a retirada de resíduos daquele rio, haja vista, há algum tempo houve vazamento de resíduos da CONPEL, ocasionando o assoreamento de uma parte do rio.
O vazamento ocasionado pela CONPEL, gerou um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta daquela com os órgãos ambientais, condicionando a volta do funcionamento à obrigações ambientais, dentre elas, a contratação de serviço de limpeza do Rio Gramame.

Neste contexto, a Limpadora Paraibana fora contratada pela CONPEL para executar o serviço de LIMPEZA DE RESÍDUOS, e efetivamente é o que ocorreu na tarde de hoje. Importante ressaltar, que o serviço executado é de conhecimento de todos os órgãos de fiscalização competentes (SUDEMA, IBAMA, SEMAM), esta última, de imediato fez fiscalização na empresa e verificou que não se tratava de qualquer tipo de serviço de descarte, pelo contrário, o serviço objeto do vídeo divulgado nas redes sociais era exclusivamente de limpeza dos resíduos gerados pela CONPEL.

A LIMPADORA PARAIBANA reafirma a sua história idônea de quase 30 anos servindo a população paraibana, buscando sempre agir de forma correta e cumpridora rigorosa da legislação ambiental, possuindo Licença de Operação da Sudema, Cadastro Técnico Federal no Ibama, Alvará de Funcionamento Vigilância Sanitária e Certidão de Registro e Quitação do Crea, sendo assim, repudia com veemência a tentativa de distorcer a realidade dos fatos, estando sempre à disposição das autoridades competentes para os devidos esclarecimentos.

A DIREÇÃO

 

 

Atualzado às 20h12

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam em JP

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam no Projeto Seis e Meia

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos

Wladimir Costa, ex-deputado federal, foto Câmara dos Deputados

PF prende ex-deputado federal conhecido por tatuar nome de Temer no ombro

Bruno Cunha Lima durante reunião

Prefeitura de CG assina acordo e garante corrida gratuita na Uber para mulheres vítimas de violência

PM, 6acipm

PM frustra novos crimes em Cabedelo, prende três e apreende armas

Vacina contra dengue e gripe

Prefeitura alerta sobre importância da prevenção contra dengue

Dinheiro e calculadora

Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos