Cícero Lucena acusa governo paraibano de descumprir LRF

O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) acusou nesta segunda-feira (20) o governo da Paraíba de ferir a Lei Complementar 131/09, que modificou a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para determinar a publicação, em tempo real, de informações sobre a execução orçamentária e financeira da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Cícero Lucena pediu ao governo do estado que passe a publicar nos meios digitais, imediatamente, a íntegra do Diário Oficial do Estado da Paraíba. Segundo Lucena, a edição do diário de 20 de maio teve 24 páginas, mas só 8 foram divulgadas na internet.

– E sabe o que não foi disponibilizado? Exatamente as páginas em que constam: o aviso de realização de licitação, a convocação de pregão presencial, a dispensa de licitações, os termos de homologação, os extratos e aditivos de contrato, a notificação dos contratados entre outros. Para não dizer que pode ter sido um engano, todo mês de maio foi desta forma. Eu também trouxe a versão do dia 21, com 20 páginas, a publicada, e disponibilizadas on-line apenas seis páginas – acrescentou.

O senador observou que quem acompanha de boa-fé o Diário Oficial da Paraíba pela internet, está sendo lesado na oportunidade de participar e de saber se está sendo contratado o melhor e o mais barato. Para o senador, o governo da Paraíba omite informações públicas e descumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal quanto à transparência e à publicação, em tempo real, das informações sobre execução orçamentária e fiscal.

Ele pediu apuração da situação por parte pelos tribunais de contas e do Ministério Público.

– Faço o alerta para que as providências tomadas evitem as sanções da Lei de Responsabilidade Fiscal, pois os agentes envolvidos nos processos que porventura forem lesados podem e devem muito bem pedir para que os seus direitos sejam cumpridos – afirmou.

Agência Senado

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.