Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cícero e o Centro (Caótico/Histórico) de JP

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Jornal A União, em sua edição de 11 de dezembro recente, trouxe, em seu Editorial, importante reflexão sobre o Centro da cidade de João Pessoa, cujos escritos tiveram por título a palavra “Caótico”.

De minha parte, acrescento, para reflexão pela nova gestão pessoense, que a esse Centro da capital paraibana, refletido pelo editorial de A União, a ele seja incorporado, com igual preocupação, nosso específico Centro Histórico, que nas gestões anteriores de Cícero Lucena recebeu especial atenção governamental.

Todo o texto do Editorial de A União merece ser lido, se não pessoalmente pelo próprio prefeito Cícero Lucena, que o seja por suas assessorias mais diretas, preferencialmente as relacionadas à Seplan e/ou à Sedurb e/ou à Setur… e também à Funjop, vez que mais a administração municipal dispensou atenções ao Centro Histórico (na parte representada pelas artérias da Praça Antenor Navarro e adjacências) foi exatamente no tempo em que aquele órgão (a Funjop) esteve sediado nessa área pessoense.

Porém, embora sugerindo a leitura na íntegra do referido Editorial, não posso deixar de reproduzir, desde já, alguns de seus trechos. Por exemplos:

– “O Centro de João Pessoa está de fazer vergonha a moradores e turistas que eventualmente visitam a cidade. A área do Ponto de Cem Réis transformou-se em um misto de grande feira livre e restaurante popular a céu aberto, onde de tudo se vende, principalmente frutas, comidas prontas e bebidas alcoólicas, com critérios mínimos de limpeza”;

– “O que se vende pelas ruas e avenidas centrais de João Pessoa é o que se chama de o mais do mesmo. Até as vitrines estão em extinção”;

– “O Centro até parece uma cidade sem ordenamento, onde as pessoas ditam leis e costumes ao bel-prazer”;

– “O coração da capital é considerado uma zona em decadência. É preciso uma intervenção urgente do poder público no sentido de chamar o feito à ordem. A crise econômica não justifica a balbúrdia”.

E se estou a sugerir a leitura integral do Editorial de A União, apresso-me a igualmente sugerir que seja lida, por óbvio também na íntegra, a tese de doutorado de Regina Celly Nogueira da Silva, aprovada na USP (Universidade de São Paulo) em 2016, sobre “A revitalização do Centro Histórico de João Pessoa – uma estratégia para a reprodução do capital”. Em relação a este estudo não cabe que aqui reproduza algum trecho, tal a profundidade nessa reflexão sobre a importância de nosso Centro Histórico, em relação ao qual certamente Cícero Lucena novamente muito voltará seu olhar e ações governamentais para fazê-lo vivo e bastante visitado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado

Acidente com van e retroescavadeira deixa estudantes mortos e feridos

Criança e adolescente morrem em colisão de van com retroescavadeira no sertão da PB

hospitalpadrealfredobarbosa (1)

Cabedelo: Hospital Municipal passa a atender urgência, emergência, Raio X e Ultrassom

gervasioliderancas (1)

Gervásio debate desafios e oportunidades com principais lideranças políticas e empresariais

ospotiguarasnorio2013

Justiça Federal dá vitória aos potiguaras de Monte Mor em ação contra Funai e União

jorgeca

“Jorge da Capadócia”, primeiro filme mundial sobre São Jorge, entra em cartaz

feretroagassiz (1)

Família, amigos e autoridades se despedem de Agassis Almeida durante velório