O último final de semana foi de chuva em todo o estado da Paraíba. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), a previsão é de chuvas ocasionais nos próximos dias nas regiões do Agreste, Brejo e Litora,l porque elas estão em pleno período chuvoso e dentro das previsões do órgão.
Segundo informações da meteorologista da AESA, Marle Bandeira, no último domingo (18) até hoje, choveu em todo o estado, sendo com maior intensidade no município de Triunfo, atingindo 115 milímetros. No mesmo período ocorreram chuvas isoladas no sertão, com maior intensidade nos municípios de Aparecida, onde atingiu 110,10 milímetros, Uiraúna com 106,6 milímetros e São José do Rio do Peixe com 90 milímetros.
Do último sábado, 17, para o domingo, 18, de acordo com a Aesa, a maior ocorrência de chuvas foi no litoral paraibano, sendo registrado com maior intensidade no município de Lucena com 102 milímetros, seguido pelos municípios de Mataraca, com 78,9 milímetros, Rio Tinto com 67,6 milímetros, Mamanguape com 57,3 milímetros e João Pessoa com 43 milímetros. Muito embora tenha ocorrido intensidade de chuvas em algumas regiões, a Defesa Civil do Estado não registrou nenhuma ocorrência grave.
Como maneira de prevenção em riscos de acidentes, a Defesa Civil Estadual orienta as populações que residem em áreas consideradas de risco, bem como aos condutores de veículos que costumam viajar no período chuvoso, a ficarem atentos às chuvas previstas pela Aesa. O coronel Sinval Pinheiro Borges, coordenador da Defesa Civil do Estado, orienta que em situações preventivas ou de urgência as pessoas devem – como primeira medida – acionar a Defesa Civil do seu município, ou Corpo de Bombeiros nas cidades onde há unidades dessa corporação, pelo telefone 193.
De acordo com o coronel, no dia-a-dia das atividades da Defesa Civil Estadual é feito o monitoramento permanente do índice pluviométrico e do nível dos mananciais hídricos do Estado, a partir dos dados da Aesa. Para contatar a Defesa Civil estadual a população pode ligar para os celulares: 8839-1182 (coronel Sinval) ou 8839-1188 (Brito).