Chuvas: Defesa Civil realiza monitoramento e ações preventivas em João Pessoa

A terça-feira (16) começou chuvosa em João Pessoa e a Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura Municipal está realizando o trabalho de monitoramento da cidade. Até o momento não há registro de ocorrências, mas o órgão permanece em alerta com suas equipes para atender ao chamado da população caso seja necessário.

Como prevenção, a Defesa Civil está realizando ações em dois pontos do Rio Jaguaribe, nos bairros do Cristo e São José, além das Três Lagoas e Guaíba. A tendência é que as chuvas diminuam no período da tarde, mas caso haja qualquer eventualidade, a população poderá ligar para o número 0800-285-9020 para solicitar apoio.

Quando se trata de chuvas com maiores intensidades, a Defesa Civil possui um plano de contingência, onde envolve e solicita que todas as demais secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa fiquem de prontidão para qualquer eventualidade em consonância com o trabalho preventivo realizado ao longo do ano com limpeza de rios e galerias pluviais, que ajudam a prevenir alagamentos.

João Pessoa em Ação – O programa ‘João Pessoa em Ação’ tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

Além da Defesa Civil Municipal, fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.