Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Chico César pretende interiorizar Cultura e criar Empreender da Arte

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O cantor e compositor paraibano Chico César confirmou esta semana que estava determinado a deixar a presidência da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para evitar a acomodação no cargo. Mas, diante do convite do governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) para a nova Pasta, Chico aceitou continuar gerenciando as ações culturais da gestão socialista. Em entrevista à Rede Paraíba Sat, o autor de "Mama África" revelou algumas metas e disse que sua intenção é interiorizar as ações da Secretaria de Cultura, levando atividades ao interior. Um dos projetos a serem ampliados é o Festival Nacional de Artes, o Fenart, que deve sair de João Pessoa e ser realizado em outras cidades paraibanas.

Entre os problemas que devem ser administrados pelo novo secretário estão as inúmeras queixas em relação à falta de pagamento de projetos aprovados pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) Augusto dos Anjos.

– Vamos resgatar a dignidade do FIC porque ele é um dos instrumentos de estímulo à criação que precisa ser recredibilizado. Tanto os empresários, que fazem a renúncia fiscal, quanto os artistas, esperam por isso. Todo edital que for lançado já terá a dotação orçamentária e será pago. Lançar um edital e depois não pagar tira a credibilidade e é muito ruim. A gente vai voltar com o FIC e tentar criar o Empreender- Cultural. Esse é o pensamento do governador Ricardo Coutinho.

Chico explicou que o programa de incentivo ao crédito Empreender-Cultural servirá para contemplar as ações que não couberem no FIC:

– Se um artista tiver um projeto diferente, ele poderá recorrer ao Estado, pegar dinheiro para investir em sua obra, transformá-la em produto, ganhar dinheiro com aquilo e honrar seus compromissos. Muitas vezes, a gente pensa em Cultura como algo intangível. As pessoas acham que isso não gera renda. Eu, como artista, muitas vezes ao ser apresentado a um parente de uma namorada, me perguntavam o que eu fazia, eu dizia que fazia música.

– Quando eu dizia isso, me perguntavam: "Sim, mas você trabalha com que?" Mas, isso é constrangedor. Um amigo contou que num almoço de família perguntaram o que ele fazia e ele disse que estava música. As pessoas se surpreenderam e não acreditavam que música também era curso superior. É um meio de vida honrado e com mercado imenso. Tem mercado não apenas para a música, mas para o cinema, música… Vamos estruturar a Secretaria e ouvir a Paraíba, os nichos de produção.

FIC – Devido à especulada dificuldade dos artistas na formatação de projetos, Chico César assegurou que serão estabelecidas parcerias com o Sistema S e com o Sebrae para oferecer consultoria e capacitação aos representantes culturais que quiserem recorrer aos instrumentos governamentais de incentivo à produção.

– A gente pode orientar as pessoas. Não descarto que o Estado crie um setor dedicado a orientação sobre projetos, mas acho que isso cabe mais à iniciativa privada.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória

Ruy, Vené, Efraim e Pedro no evento de apoio a Ruy

MDB e União Brasil Oficializam apoio a pré-candidatura de Ruy Carneiro em JP

Mãe de santo denuncia racismo religioso

MP notifica Uber após denúncia de racismo religioso praticado por motorista contra mãe de santo

renangiucelia (1)

Parceria entre CREA-PB e Mútua gera benefícios aos profissionais

Cida Ramos

Cida diz que está tranquila com fim de prévia e que está firme como única pré-candidata do PT