Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

CCJ dá parecer favorável a projeto que implanta Villa Sanhauá e aprecia mais 22 matérias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) analisou, na manhã desta segunda-feira (26), 23 matérias legislativas. Entre elas, a comissão concedeu parecer favorável a Projeto de Lei Ordinária (PLO) 532/2018, de autoria do Executivo, que possibilita a implementação do projeto Villa Sanhauá, que tem como objetivo a recuperação de casarões da Rua João Suassuna, no Centro Histórico.

A norma autoriza o Poder Executivo conceder o direito real de uso, de forma onerosa, de imóves do Patrimônio do Município de João Pessoa, sendo 17 unidades habitacionais a pessoas físicas que desenvolvam atividades culturais e artesanais; seis unidades para fins comerciais nos ramos de alimentos, turismo e atividades culturais ou artesanais; e uma unidade destinada a pessoa com deficiência. As pessoas físicas serão selecionadas por meio de edital de seleção.

Para o presidente da Câmara, Marcos Vinícius (PSDB), a criação da Vila Sanhauá pode ser uma guinada definitiva para essa parte da cidade. “A ocupação do Centro histórico de nossa capital é um feito importante e a Câmara de João Pessoa se sente honrada por fazer parte dessa ação, tendo em vista que grandes cidades ao redor do mundo já conseguiram mudar a realidade de áreas que antes estavam esquecidas. Portanto, projetos desta natureza fazem o Centro voltar a respirar desenvolvimento, cultura, lazer e muito mais”, disse o presidente.

Para Thiago Lucena (PMN), a iniciativa é de grande importância para a preservação do Centro Histórico da Capital. “Quero parabenizar a Prefeitura por essa iniciativa de ocupar e dar vida ao Centro Histórico, local que merece tanto a nossa atenção”, declarou.

O presidente da comissão, vereador Milanez Neto (PRTB), também reconheceu a importância do projeto e parabenizou a oposição da Casa, que não se opôs em votar em favor do projeto. “Parabenizo a oposição que pôde reconhecer projeto do Executivo dessa importância, para que o Centro Histórico possa voltar a ter vida, possa sustentar moradias naquela região. Assim, o prefeito vai conseguir inaugurar o projeto com a participação desta Casa e da oposição”, afirmou.

Demais matérias

A reunião ainda avaliou dois vetos do Executivo Municipal, 13 Projetos de Lei Ordinária e sete Projetos de Decretos Legislativos (PDL) concedendo honrarias a personalidades que se destacaram na Capital. Dos PLOs, quatro tiveram pareceres favoráveis, um foi considerado inconstitucional por duplicidade e outro foi aprovado parecer inconstitucional por vício de iniciativa. Sete dos projetos tiveram pedidos de vista de vereadores para melhor apreciação das matérias.

Dentre os PLOs com parecer favorável, destacam-se: o que dispõe sobre a utilização dos ‘corredores exclusivos de ônibus do sistema de transporte público’; o que institui o programa de apoio aos portadores de doenças raras no Município; e o que obriga os pet shops, clínicas e hospitais veterinários a informarem à delegacia de proteção ao meio ambiente quando constatarem indícios de mais tratos em animais por eles atendidos.

Já dentre as matérias que tiveram pedido de vista, está o PLO que disciplina o processo de emissão de carteiras de estudantes no Município. A matéria tem parecer pela inconstitucionalidade, mas o vereador Leo Bezerra (PSB), além de pedir vista do projeto para uma melhor análise, sugeriu a realização de uma audiência pública sobre o assunto. “É importante debater junto com estudantes, empresas e com os que agregam benefícios para os estudantes”, afirmou Leo Bezerra.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio