Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cássio parabeniza cessão do acervo do Museu Assis Chateaubriand

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB) parabenizou hoje a parceria que será feita entre Fundação Universitária de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Furne) e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para cessão do acervo do Museu de Artes Assis Chateaubriand, cuja solenidade de assinatura ocorrerá  nesta terça feira, às 10h00.

Esta cessão possibilitará a exposição das obras de artes pertencentes ao MAAC na sua nova sede, localizada na Avenida Otacílio Nepomuceno, no bairro do Catolé.

Cássio Cunha Lima comemorou o acordo dizendo que  está “bastante satisfeito que a UEPB e a FURNE tenha chegado a um entendimento que irá beneficiar as pessoas que poderão visitar uma nova sede, moderna e segura, para apreciar as obras de artes que são para sempre”.

O senador também fez questão de parabenizar a ação do Ministério Público da Paraíba que agiu com “extremo zelo na condução desse imbróglio”. “É preciso ainda reconhecer o trabalho abnegado de Sílvia (Cunha Lima), que estará presente na solenidade, e que não sossegou um instante para que esta obra fosse concluída em sua plenitude e também registrar o belíssimo trabalho arquitetônico de Acácio Gil Borsoi e da saudosa Janete Costa”.

Acervo – O MAAC possui cerca de 500 obras de renomados artistas e que representam diversos momentos das artes plásticas do Brasil. A nova sede do Museu foi uma ação do ex-governador Cássio Cunha Lima cujo governo investimento  superou  os 12,5 milhões de reais.

A posse do acervo do Museu de Artes Assis Chateaubriand estava sendo alvo de disputa entre a Furne e a UEPB que finalmente chegaram a um consenso de que as obras de artes não poderiam correr riscos por qualquer demanda judicial e, com a anuência do Ministério Público decidiram que o lugar para as obras seria na nova sede.

MAAC – Desde 1976, o MAAC, estava instalado na sede do Parque do Açude Novo. Em 2004, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, decidiu pelo tombamento do seu acervo, pela reconhecida importância e o inestimável valor como patrimônio artístico e cultural nacional do Museu.

Em 2008 o então governador Cássio Cunha Lima assinou a ordem de serviços para a construção imediata da nova sede tendo em vista que a sede do açude novo já não estava comportando e principalmente conservando adequadamente o seu rico acervo. Antes de sair do governo, em fevereiro de 2009, Cássio  assegurou à UEPB os recursos necessários para a conclusão da obra.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio