Cássio e Veneziano negam aproximação política

O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) se encontrou hoje de manhã com o senador mais votado pela Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), no Palácio do Bispo, sede do governo municipal. Apesar de amplamente divulgado que a conversa teria o único propósito de discutir a candidatura de Campina Grande à implantação de uma sede da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), depois da reunião, ambos trataram de negar a possibilidade de uma aproximação política:

"Só tratamos da AACD. Eu não haveria de quebrar minha palavra e eu acredito que assuntos de natureza partidária não podem ser desenvolvidos em ano que não é político. Qualquer outro assunto a ser debatido este ano será administrativo", disse Veneziano, que garantiu total apoio à ideia de instalação de uma filial da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). O apoio à candidatura da cidade foi manifestada durante audiência que o prefeito concedeu, no Palácio do Bispo, ao vice-presidente da AACD, Luiz Eduardo Magalhães; ao superintendente institucional, Luiz Oberdan Liporoni, diretor da ACCD – PE, que acompanharam o ex-governador  Cássio Cunha Lima.

Ainda sobre política, Cássio sorriu ao ser indagado sobre uma eventual composição com o peemedebista: "É muito engraçado como uma visita de caráter institucional que trata de um trabalho belíssimo termina repercutindo politicamente. A política aqui é muito aquecida, animada e uma simples visita gera especulações sobre política partidária".

Depois do encontro, o tucano disse ao Parlamentopb que sua conversa com Veneziano foi "civilizada".

AACD – Veneziano explicou que vai conhecer o projeto e, assim, em futuras audiências, estará anunciando qual será a parcela de contribuição do município visando concretizar esta iniciativa. É muito provável que a unidade local seja mais ampla que outras existentes no país, pois receberá a denominação ARCD, ampliando as suas atribuições para a reabilitação de adultos, sobretudo vítimas de diversos acidentes, especialmente de motos.

Caso Campina Grande seja contemplada com esta filial, a cidade vai beneficiar toda a Paraíba, pois atualmente a unidade de Recife é a única da região. Somente da Paraíba 353 crianças são acompanhadas pela associação, número superior a todos os demais Estados nordestinos, exceto Pernambuco que possui 6.795 atendimentos. 

O vice-presidente nacional da AACD, Luiz Magalhães, destacou a viabilidade total de trazer uma AACD para Campina Grande devido ao apoio dos governos estadual e municipal, além da própria necessidade que existe numa região que polariza cerca de um milhão de habitantes. Quando for instalada na cidade, a AACD vai gerar de imediato 50 novos empregos. 

Sobre as chances de Campina Grande receber o equipamento Magalhães disse que são concretas, mas que outros quatro municípios do país também apresentaram propostas e a vencedora será anunciada em setembro do programa Teleton, que arrecada doações para manter o trabalho da entidade.

O prefeito destacou a vontade em trazer a AACD para Campina Grande e acredita que as chances da cidade ser escolhida são muito grandes. Ele destacou a posição estratégica na região Nordeste e por ter 14,8% da sua população com algum tipo de deficiência. “Outro fator importante é que Pernambuco acaba sobrecarregada por atender crianças do Norte e Nordeste, o que poderia ser diminuído com o serviço em Campina Grande”, comentou.

Por sua vez, o ex-governador Cássio Cunha Lima acrescentou que o Governo do Estado será parceiro nessa iniciativa, com a doação do terreno e a criação de uma organização social, para que a entidade seja instalada na cidade. “Vamos esperar a decisão do conselho superior da AACD por que precisamos muito prestar assistência para reabilitação motora, psicológica e a inserção dessas crianças na sociedade”, concluiu.

 O ex-governador Cássio Cunha Lima avaliou que a visita ao prefeito Veneziano Vital do Rêgo, o encontro com a direção nacional da AACD foi um passo importantíssimo para que Campina Grande consiga uma unidade de grande porte e do nível de ARCD.

 Participaram da audiência os secretários municipais Flávio Romero (Educação); Fábio Thoma (Assuntos Jurídicos); Hermano Nepomuceno (Chefe de Gabinete); Robson Dutra (Semas), entre outros.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.