O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) apresentou, nesta terça-feira, 11 de junho, requerimento de voto de pesar em razão do falecimento, em São Paulo, do ex-vereador de João Pessoa e superintendente do Sebrae-PB, Júlio Rafael Jardelino da Costa.
Cássio ressaltou que, “fundador do PT na Paraíba, Júlio Rafael sempre foi muito respeitado por sua atuação como homem público; economista de profissão, também foi vereador em João Pessoa, diretor da Sudene, gerente da Adene (Agência de Desenvolvimento do Nordeste) e superintendente do Sebrae-PB por três mandatos”.
Em plenário, o tucano exaltou as qualidades de Júlio: “Irreverente, inteligente, decente, crítico, probo, extraordinário homem público. O Brasil perdeu alguém que dignificou a política” – disse. Pelo Twitter, Cássio sintetizou a dor com o ‘grito de guerra’ de Juca: “Camarada Júlio, qualquer que seja o plano, a luta continua!”.
Os senadores petistas Eduardo Suplicy (SP) e Valter Pinheiro (BA) também lamentaram o falecimento de Júlio Rafael. “Era um grande brasileiro” – disse Suplicy. “Vai fazer falta” – acrescentou Pinheiro.
O economista Júlio Rafael tinha 58 anos e estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 17 de abril, para tratamento de câncer de pulmão. Faleceu no domingo, 02 de junho, e a morte dele causou grande comoção entre amigos e políticos paraibanos.