Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cássio apóia portal da Transparência do Congresso

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“Transparência e interatividade são ferramentas essenciais para a prestação de contas do mandato parlamentar”. A afirmação é do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao declarar apoio à criação do portal e-cidadania, Segundo o Presidente José Sarney, a iniciativa é destinada a fomentar maior participação da sociedade no processo legislativo e na discussão dos temas em debate no Congresso Nacional. “Temos que usar todos os recursos da tecnologia para ampliar a interação com o cidadão, que deve opinar, sugerir, criticar e principalmente fiscalizar o dia-dia do Parlamento”, ressaltou Cássio Cunha Lima.

Ato assinado pelo presidente do Senado em 20 de setembro deste ano, instituiu um grupo de trabalho para elaborar o projeto de criação do portal, que será voltado a engajar os cidadãos na atividade legislativa, por meio de instrumentos tecnológicos como internet, redes sociais e dispositivos móveis. O lançamento está previsto para maio de 2012, mês em que o Senado Federal completa 186 anos. Prevê-se uma segunda versão da ferramenta para novembro de 2012, com maior diversidade de recursos.  Conforme o documento examinado pela Mesa Diretora, cada função no Senado terá espaço claramente definido no Portal, de modo a oferecer ferramentas para a interação no processo de fiscalização (e-fiscalização), no processo legislativo (e-legislação), e para interação direta com os senadores e temas em discussão (e-representação).

Cada uma dessas áreas do portal agregará recursos já existentes no site do Senado – como o Siga Brasil, que traz informações sobre o Orçamento da União, e o LexEdit, que permite propor emendas a projetos de forma eletrônica – e outros que ainda serão criados.“ É preciso atrair a atenção do cidadão para o processo legislativo, para que ele, além de acompanhar a atuação de seus representantes, possa entender o funcionamento da Casa, compreender a elaboração do Orçamento e opinar a respeito de assuntos em discussão e até mesmo apresentar sugestões legislativas”, completou o senador paraibano.

O senador Cássio Cunha Lima já divulga todas as despesas relativas ao exercício do seu mandato através do endereço do twitter @cassiocl, tais como gastos com passagens aéreas e auxílio moradia, além de salários recebidos.

Ronaldo Cunha Lima

Cássio está em São Paulo onde acompanha o tratamento médico a que está sendo submetido o seu pai, Ronaldo Cunha Lima, segundo o senador, o Poeta apresentou um quadro moderado de derrame pleural e realizou outros exames para avaliação do pulmão e coração.  Ele informou que tão logo os resultados destes exames sejam conhecidos, o hospital Albert Eisntein deverá divulgar boletim médico. Através do microblog twitter, Cássio informou também que por causa do acompanhamento ao pai, faltará sessões do Senado e tirou oficialmente uma licença por 3 dias sem remuneração, conforme requerimento enviado à Mesa da Casa.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

WhatsApp-Image-2020-07-28-at-14.52.06-1

Ministério Publico arquiva denúncia de crime ambiental contra Engenho Triunfo

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas