Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cartaxo entrega Parque Linear da Estação e amplia programa de parques e praças

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

 

A Capital paraibana ganhou, na manhã desta segunda-feira (14), mais um espaço de lazer, convivência e prática esportiva. Em uma das áreas de maior potencial turístico da cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) instalou o Parque Linear da Estação, espaço destinado às famílias e aos amantes do esporte para a prática de atividade física e à utilização de ciclos como bicicletas, patins e skates, entre outros usos diversos. O local integra o maior programa de parques e praças da história da cidade.

“Esta é mais uma intervenção que busca utilizar áreas importantes da cidade e prepará-las para receber e atender às pessoas. O Parque Linear vai ser o destino de quem já pratica esportes na região da Ponta do Seixas e vai atrair e incentivar outras pessoas às modalidades esportivas por ser um local apropriado e seguro. João Pessoa ganha mais um espaço que gera bem-estar e qualidade de vida para a população”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O Parque fica localizado na Av. Panorâmica, ao lado da Estação Ciência. São 8,5 mil m² de espaço delimitado para receber as pessoas e os ciclos, incluindo ciclofaixa de 800m interligada à ciclofaixa da orla. As crianças ainda vão poder pedalar no seu próprio espaço, já que foi pensado um circuito infantil, que traz mais segurança para os pequenos.

O ambiente foi pensado dentro do conceito de urbanismo tático, que se apropria do espaço público potencializando o uso que é feito pelas pessoas. “Trata-se de uma forma de trazer melhor aproveitamento a uma área, criando novo contexto, incentivando novos usos e o seu compartilhamento”, explicou o superintendente de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Wallace Massini.

A população já está aproveitando o espaço. Dezenas de ciclistas circularam pelo local nas primeiras horas do dia, e já foi possível ver manobras de skate, pessoas fazendo caminhada e grupos de ginástica para idosos.

Alguns turistas também visitaram o local já no primeiro dia. É o caso do auditor Valdir Félix, de 68 anos, que veio do Estado de Roraima com a esposa. “Vinha caminhando na orla diariamente e hoje resolvi subir até aqui e tive essa grata surpresa. O lugar tá bonito, traz mais lazer para a população e acho que lugares assim tem que ser ampliados”, afirmou.

A arquiteta da Semob-JP, Aline Cardoso, explicou que o projeto foi pensado ainda de maneira a se integrar com as formas e cores do ambiente. “Todas as cores e formas foram pensadas de maneira que se conectassem com espaço e seu entorno. A forma octogonal e singelas menções a alguns projetos de Niemeyer marcaram o traçado dos desenhos, a Cor Azul de fundo, quando vista de cima se conecta com o Mar, causando essa sensação de liberdade e integração”, explicou. De acordo com ela, a pintura e suas demarcações orientam e delimitam aquele espaço como de uso exclusivo de pedestres e suas práticas de esporte e lazer.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB

vacinaferreira (1)

Vacinação contra dengue é suspensa na Capital até que Ministério da Saúde envie novas doses

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio