Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Caravana da Rede Cuidar chega ao final com 1.289 atendimentos a crianças cardiopatas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O último dia da Caravana da Rede Cuidar aconteceu em Itabaiana, nesse sábado (20), totalizando mais de 1.289 atendimentos. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), começou no último dia 8 e percorreu 13 cidades paraibanas (Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Esperança, Picuí, Guarabira, Mamanguape e Itabaiana), levando atendimento e exames às crianças com cardiopatia.

A primeira criança atendida em Itabaiana foi Maria Estela Muniz da Silva, de nove meses. Veio a Caravana para ser avaliada após a cirurgia que fez no coração há um mês.

Aos oito meses, passou por uma cirurgia porque nasceu com dois problemas no coração. A mãe, Maria Aparecida Muniz, contou que o diagnóstico do problema grave na filha (aberturas e vaso fechado que impedia a passagem do sangue), foi um choque para a família que é de Itabaiana. “Com o diagnóstico a gente entrou num mundo desconhecido”, disse.

Logo que recebeu o diagnóstico, a filha começou a receber atendimento pela Rede Cuidar. Logo foi encaminhada para o Metropolitano, referência em cardiologia pediátrica, para todos os municípios, onde ficou na UTI, por um mês; em dezembro, fez bandagem da artéria pulmonar e, no final de fevereiro, ficou 14 dias na UTI, com bronquiolite. No mês de maio fez a segunda cirurgia para corrigir o problema grave com o qual nasceu.

Na Caravana, Estela fez ecocardiograma; passou por cardiologistas; pelo serviço social, dentista e enfermagem. “Hoje foi um dia surpreendente pela atenção, carinho e acolhimento que tivemos na Caravana. Tenho muito a agradecer a forma como a minha filha vem sendo cuidada por esta Rede”, disse a mãe, emocionada.

No total, a Caravana contou com o trabalho de 201 voluntários. Além dos 60 que seguiram nas 13 cidades, onde a ação chegava, sempre havia mais voluntários dos municípios. Para a enfermeira, coordenadora da UTI Pediátrica do Metropolitano, Adriana Aidê, o voluntariado é algo que só tem a ensinar. “A Caravana é um aprendizado, pois temos a oportunidade ímpar de contribuir com a saúde da população”, declarou.

Durante o evento, 167 pessoas doaram sangue e 163 fizeram o cadastro de medula óssea. Ainda teve a participação do Banco de Leite que conseguiu arrecadas mais de 80 frascos para doação de leite materno.

Durante a Caravana, além dos atendimentos, foram capacitados 559 profissionais, sendo 309 na obstetrícia e 309 e 250 na neonatologia.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”