Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Caravana da Rede Cuidar chega ao final com 1.289 atendimentos a crianças cardiopatas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O último dia da Caravana da Rede Cuidar aconteceu em Itabaiana, nesse sábado (20), totalizando mais de 1.289 atendimentos. A ação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), começou no último dia 8 e percorreu 13 cidades paraibanas (Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Esperança, Picuí, Guarabira, Mamanguape e Itabaiana), levando atendimento e exames às crianças com cardiopatia.

A primeira criança atendida em Itabaiana foi Maria Estela Muniz da Silva, de nove meses. Veio a Caravana para ser avaliada após a cirurgia que fez no coração há um mês.

Aos oito meses, passou por uma cirurgia porque nasceu com dois problemas no coração. A mãe, Maria Aparecida Muniz, contou que o diagnóstico do problema grave na filha (aberturas e vaso fechado que impedia a passagem do sangue), foi um choque para a família que é de Itabaiana. “Com o diagnóstico a gente entrou num mundo desconhecido”, disse.

Logo que recebeu o diagnóstico, a filha começou a receber atendimento pela Rede Cuidar. Logo foi encaminhada para o Metropolitano, referência em cardiologia pediátrica, para todos os municípios, onde ficou na UTI, por um mês; em dezembro, fez bandagem da artéria pulmonar e, no final de fevereiro, ficou 14 dias na UTI, com bronquiolite. No mês de maio fez a segunda cirurgia para corrigir o problema grave com o qual nasceu.

Na Caravana, Estela fez ecocardiograma; passou por cardiologistas; pelo serviço social, dentista e enfermagem. “Hoje foi um dia surpreendente pela atenção, carinho e acolhimento que tivemos na Caravana. Tenho muito a agradecer a forma como a minha filha vem sendo cuidada por esta Rede”, disse a mãe, emocionada.

No total, a Caravana contou com o trabalho de 201 voluntários. Além dos 60 que seguiram nas 13 cidades, onde a ação chegava, sempre havia mais voluntários dos municípios. Para a enfermeira, coordenadora da UTI Pediátrica do Metropolitano, Adriana Aidê, o voluntariado é algo que só tem a ensinar. “A Caravana é um aprendizado, pois temos a oportunidade ímpar de contribuir com a saúde da população”, declarou.

Durante o evento, 167 pessoas doaram sangue e 163 fizeram o cadastro de medula óssea. Ainda teve a participação do Banco de Leite que conseguiu arrecadas mais de 80 frascos para doação de leite materno.

Durante a Caravana, além dos atendimentos, foram capacitados 559 profissionais, sendo 309 na obstetrícia e 309 e 250 na neonatologia.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Taioba Discos inaugura primeira loja física em JP com Soft Opening exclusivo

Banco do Nordeste nomeia novo superintendente na Paraíba

Prefeito paraibano fala de “infelicidade” de ter filhos autistas e servidora acrescenta: “São doidos”

Anteriores

7c5c6b32-034e-4b1c-87c9-53518e96f3a4

Pagamento de julho dos servidores estaduais será feito nos dias 25 e 26

Pao-e-Leite-Divulgacao

Beneficiários do Pão e Leite têm até o fim de julho para atualizar cadastro

Promotoria-Sousa

MPPB expede recomendação sobre a vedação dos conselhos tutelares nas eleições

Gervásio com a prefeita Luciene e Raíssa, Brejo dos Santos

Gervásio participa de convenção que homologou chapa Luciene e Raissa em Brejo dos Santos

Bruno e Romero

Pedro diz que é mais fácil Romero manter aliança com Bruno e indicar nome do vice

Concurso, freepik 1

BNDES divulga edital de concurso com 150 vagas e salário de R$ 21 mil

Creci-PB - Fórum Sta Luzia

Em Bananeiras: Creci-PB participa de debate sobre instalação de Fórum de desenvolvimento urbano

Celest 2

Centro de Línguas Estrangeiras divulga lista de classificados para as vagas de 2024.2

Nilvan Ferreira recebe apoio de vereadora Ivonete Barros

Ivonete Barros retira pré-candidatura e anuncia apoio a Nilvan Ferreira em Santa Rita

Solânea PB

Caminhos do Frio chega a Solânea com muita cultura, música e gastronomia