Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Candidatos do PMDB e aliados recebem orientações sobre prestação de contas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os candidatos majoritários e proporcionais do PMDB e dos partidos coligados receberão orientações sobre “Prestação de Contas da Campanha”, durante seminário que será realizado na próxima segunda-feira, 12, das 14h às 17h, no auditório do Diretório Estadual peemedebista, na avenida Duarte da Silveira, em João Pessoa. O principal palestrante do evento será o presidente estadual do PMDB, Antonio Souza da Silva, contador e especialista em Lei de Responsabilidade Fiscal.

Todos os candidatos estão sendo convidados para o evento, considerado de suma importância pelo dirigente peemedebista, já que receberão informações precisas sobre como fazer a prestação de contas da campanha, que sofreu algumas modificações em relação aos pleitos anteriores.

Os participantes serão informados sobre como será a apresentação da prestação de contas, dos documentos necessários, a exemplo da ficha de qualificação do candidato ou do comitê financeiro ou do partido, conforme o caso; demonstrativo dos recibos eleitorais, dos recursos arrecadados; descrição das receitas estimadas; demonstrativo das despesas pagas após a eleição; demonstrativo de receitas e despesas; demonstrativo do resultado da comercialização de bens e da realização de eventos; conciliação bancária; relatório de despesas efetuadas; demonstrativo de doações efetuadas a candidatos ou a comitês financeiros; extratos da conta bancária aberta em nome do candidato ou do comitê financeiro ou do partido político, conforme o caso, demonstrando a ausência de movimentação financeira ocorrida no período de campanha, entre outros.

O objetivo é auxiliar os candidatos no cumprimento de suas obrigações relativas a arrecadação e aplicação de recursos de campanha. A expectativa do presidente Antonio Souza é de que as informações transmitidas durante o evento sejam um instrumento útil, não apenas aos candidatos e seus colaboradores, como também aos comitês financeiros e partidos políticos, co-responsáveis pelo financiamento de campanha, e auxilie a Justiça Eleitoral no cumprimento de sua missão de assegurar a regularidade do processo eleitoral, buscando prevenir o descumprimento das normas com o intuito de velar pelo bem maior que é o interesse público.

Só para se ter uma idéia, vale ressaltar que os órgãos regionais dos partidos políticos, ainda que optem por não movimentar recursos de campanha diretamente e não abram conta bancária específica, devem prestar contas ao Tribunal Regional Eleitoral. Também os comitês financeiros, uma vez requeridos os respectivos registros, deverão prestar contas ao TRE, independentemente de deferimento.

Um outro detalhe importante: ao requerer o registro de candidatura, a pessoa se torna obrigada a prestar contas. Mesmo se for candidato a vice-governador ou suplente de senador, ainda que venha a renunciar, que o registro seja negado pelo TRE ou que seja substituído por outro candidato. Por isso, é indispensável a participação de todos no evento de segunda-feira. Trata-se de uma oportunidade única para conhecer a legislação que trata dos recursos para a realização da campanha e da respectiva prestação de contas.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa