Campina sedia encontro regional sobre políticas de segurança alimentar

Nesta segunda-feira, 24, e na terça-feira, 25, no salão de eventos do Marc Center Hotel, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 369, ocorrerão as atividades do "Encontro Regional de Gestores Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional – Região Nordeste". O evento reunirá mais de 150 gestores públicos dos estados da região e tem como principal objetivo consolidar a política de segurança alimentar no país, de modo a institucionalizá-la nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Segundo informações do Coordenador do Programa Fome Zero em Campina Grande, professor Éder Rotondano, a escolha da cidade de Campina Grande para sediar o evento na Região Nordeste, é resultado do extraordinário trabalho que vem sendo feito pela gestão do prefeito Veneziano Vital do Rêgo na área de Segurança Alimentar e Nutricional,o que coloca nossa cidade como exemplo de experiência exitosa e modelo para os demais municípios brasileiros.

A abertura do encontro será feita pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo e terá também a participação da Coordenadora Geral de Apoio à Implantação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN),do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Mariana Santarelli, do Coordenador Geral de Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição, do MDS, Antonio Leopoldo, da Coordenadora Geral do Programa Nacional de Incentivo à Produção e Consumo de Leite (PAA-Leite), Zorilda Gomes de Araújo, do Superintendente da CONAB-PB, Ângelo Amaro Veras Viana,da Secretaria Executiva do CONSEA (Conselho de Segurança Alimentar) Nacional, Michele Lessa de Oliveira, entre outras autoridades.

No dia 24 pela manhã, primeiro dia de evento, além de mesas técnicas, será realizado o "Encontro Presencial Inaugural dos alunos do Curso de Formação de Gestores Públicos em Segurança Alimentar e Nutricional (FGP-SAN -2010)". A capacitação é patrocinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Fundação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS). Ela se desenvolve por meio do Projeto REDESAN, rede virtual que busca a formação de gestores que irão atuar na implementação dos equipamentos públicos na área da segurança alimentar.

Na terça-feira, dia 25, ocorrerá pela manhã uma visita técnica pelos participantes ao Banco de alimentos da Prefeitura Municipal de Campina Grande, a uma das áreas de produção agrícola, que fornece alimentos adquiridos pelo município através do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PAA e o roteiro de visitas será encerrado no mais recente inaugurado Restaurante Popular da cidade,localizado no Distrito dos Mecânicos, onde todos almoçarão. Pela parte da tarde, prosseguirão os debates e ocorrerá o encerramento do encontro.

O "Encontro Regional de Gestores Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional – Região Sudeste I (SP e RJ)" é uma parceria entre a Prefeitura de Campina grande, a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SESAN – MDS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio da REDESAN.
 

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.