Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Campanha de vacinação contra pólio é aberta no Estado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“Muito mais do que uma ação de cidadania, vacinar é uma ação de amor que revela o compromisso dos pais pela saúde e bem-estar dos filhos”, afrmou a secretaria-executiva da Saúde, Lourdinha Aragão, durante a abertura oficial do ‘Dia D’ da 29ª campanha de vacinação infantil contra a poliomielite. O evento aconteceu na manhã deste sábado (20), na Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, na Capital. As crianças que não puderam ser vacinadas neste sábado devem ser levadas a um posto de saúde na próxima semana.

Representando o governador José Maranhão e o secretário estadual de Saúde, José Maria de França, Lourdinha destacou a parceria com o Ministério da Saúde e as prefeituras municipais dos 223 municípios paraibanos para conquistar a meta de imunizar pelo menos 95% das 316 mil crianças paraibanas, na faixa etária de 0 a 5 anos.

“O ‘Dia D marca uma etapa importante no calendário vacinal, pois mesmo a pólio já erradicada no Brasil, precisamos assegurar através da vacinação, que não haja retorno da doença, que deixa graves sequelas para os portadores. Não há outro meio seguro de prevenir a doença a não pela vacina”, lembrou Lourdinha Aragão.

Duas gotinhas – O policial militar, Marcos Pereira Lima, pai de Marcos, 5 anos, e de Davi, 2 anos, informou que apesar de residir próximo à uma unidade básica de saúde no bairro José Américo, preferiu levar seus filhos para participarem das atividades do ‘Dia D’ contra a pólio e tomar as duas gotas eu protege contra a doença. Para ele, o evento significa uma festividade em prol da cidadania.

“Promover ações de vacinação representa uma atitude do governo em incentivar as futuras gerações a participarem das campanhas e encará-las de uma forma alegre, como estamos vendo aqui”, disse. Marcos Pereira lembrou que regularmente leva os filhos para vacinar, e neste sábado, particularmente, acordaram mais cedo para tomar as duas doses contra a pólio e ver o personagem Zé Gotinha.

Já a dona-de-casa, Daniele de Araújo, mãe de Giovana de sete meses, destacou que a ação do governo é muito importante. “O governo está aqui ajudando a proteger nossos filhos contra uma doença que pode fazer eles sofrerem e trazer muitas consequências graves”, argumentou.

Além da secretaria-executiva da Saúde, Lourdinha Aragão, também participaram da solenidade oficial de abertura do ‘Dia D’ de vacinação contra a poliomielite, o vice-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra; a secretária de Saúde da capital, Roseana Meira; o vereador João Corujinha (PSDC) e o deputado estadual, João Gonçalves (PSDB).

450 mil doses –
O chefe do Núcleo de Imunização da SES, Walter Albuquerque, lembra a população, que a 1ª etapa da vacinação contra a poliomielite se estende até o próximo dia 30 e, para isso, as 450 mil doses da vacina contra a poliomielite estão disponíveis nos 1.150 postos do Estado que contam com a força-tarefa de 4.223 profissionais de saúde.

As crianças que forem vacinadas contra a paralisia até o final deste mês, também deverão passar pela segunda etapa da campanha que acontecerá no dia 22 de agosto em todo o país.  “Na zona rural e locais de difícil acesso, a 1ª etapa da campanha contra a pólio na Paraíba começou no dia 5, e na zona urbana começou oficialmente neste sábado (20)”, informou Walter Albuquerque.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

joaobelga

Paraíba terá Centro de Distribuição e fábrica de esquadrias de PVC de empresa da Bélgica

Artêmio Picanço, advogado

Advogado considera “surreal” decisão da Justiça da Argentina pela prisão domiciliar de Antônio Neto; veja

Igreja Matriz de Monteiro

Polícia procura mulher suspeita de furtar dinheiro de ofertas da Igreja Matriz, de Monteiro

PF Operação Rescue

Operação da PF prende homem por armazenar imagens de abuso sexual de crianças

Concurso, freepik 1

MP recomenda retificação de edital do concurso para Guarda Civil de Santa Rita

PF operação Pombo, Objetos encontrados em casa de funcionários dos correios

PF investiga desvio de encomendas dos Correios e apreende objetos em casa de servidor

João Pessoa linda demais, secom pb

João Pessoa é destaque entre os Top 10 Destinos de Viagem para o mês de julho

Fábio Andrade, procurador-geral do Estado

Estado aprova lista de acordos diretos de precatórios com 593 propostas e R$ 78 milhões

Sérgio Moro 22

Por unanimidade, TSE rejeita cassação do mandato de Sergio Moro

Perilo Lucena, juiz

Ação alerta contra abuso e exploração sexual infantil nos festejos juninos de CG