Campanha de multivacinação e vacinação contra a poliomielite começa nessa segunda-feira

A Campanha Nacional de Multivacinação e a Vacinação contra a Poliomielite têm início nessa segunda-feira (5) com mais de 100 postos de imunização em João Pessoa. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, além de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país. A mobilização, na Capital, segue até o final do mês, com a realização de dois ‘dias D’, em 17 e 31 de outubro.

O público alvo, estabelecido pelo Ministério da Saúde, para a multivacinação são as crianças e os adolescentes menores de 15 anos de idade. Já a vacinação contra a Poliomielite será voltada para as crianças menores de cinco anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. A meta para a campanha é vacinar 95% do grupo alvo de um ano a menor de cinco anos.

De acordo com o chefe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Fernando Virgolino, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente. “É importante que os pais e responsáveis levem as crianças e adolescentes para serem imunizados, mesmo neste contexto de pandemia, pois existem diversas doenças que podem ser prevenidas por meio da vacina”, alertou.

As vacinas serão aplicadas nas unidades de saúde da família (USF), de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h; nas policlínicas municipais, de segunda a sexta, das 7h às 17h; e no Centro Municipal de Imunizações (CMI), também de segunda a sexta, das 8h às 16h. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis podem ligar para o telefone: 3212-3371.

Dias D

Este ano, a campanha contará com dois ‘dias D’, que acontecerão nos sábados 17 e 31 de outubro, para não gerar aglomerações e evitar a disseminação do Coronavírus. “A vacinação vai ocorrer durante todo o mês de outubro, mas estamos disponibilizando dois sábados para os pais e responsáveis que não podem levar as crianças e os adolescentes durante a semana”, explicou o chefe de Imunização.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.