Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Campanha alerta sobre trabalho infantil no Bloco Muriçoquinhas do Miramar

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A história pode ser diferente: Trabalho infantil não é a opção. Esse foi o tema divulgado na tarde da segunda-feira (25), durante o desfile do bloco das Muriçoquinhas do Miramar com a participação do serviço estadual de denúncia, Disque 123. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), levou às ruas a sexta edição do projeto, que teve o papel de promover o esclarecimento e realizar uma ação de mobilização e sensibilização, alertando a população sobre violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como a questão do trabalho infantil.

Um estande foi montado na Avenida Epitácio Pessoa, onde uma equipe técnica da SEDH distribuiu materiais informativos sobre o Disque 123, uma atividade importante que proporciona a socialização do serviço de denúncias para a sociedade. O projeto recebe informações de qualquer tipo de violação de direitos, onde as denúncias podem ser realizadas de forma anônima e serão monitoradas. A Paraíba é o primeiro Estado a ter seu próprio disque denúncia, implantado em fevereiro de 2104.

A iniciativa surgiu a partir da constatação de que no período das festas carnavalescas há um aumento no número de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes, considerada uma das piores formas de trabalho infantil. O momento foi de muita alegria e as Crianças puderam usufruir não só da festa carnavalesca, bem como, pinturas no rosto, pipoca, algodão doce, pirulitos e balões. Aproximadamente um público de 4 mil crianças e seus respectivos pais visitaram o estande.

A representante da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça da Paraíba, Silvia Tavares, considerou o evento de extrema importância porque a cada ano aumenta violação de direitos contra a criança e o adolescente. “Quando a gente se mobiliza e sensibiliza a população nós podemos fazer a diferença sim”, avalia.

“Qualquer serviço público e social que se propõe a proteger a criança dos riscos da violência é importantíssimo. A criança é o futuro do nosso país, e os adultos que estão sobre a responsabilidade delas precisam ter conhecimento de como e a quem recorrer”.  Ressaltou a foliã Fabíola Braz, mãe de dois filhos.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Gilvaneide Nunes, participou do bloco e enfatizou que a ação da SEDH é uma articulação conjunta que envolve todas as gerências que trabalham de maneira direta ou indireta com a temática da violação de direitos humanos. “O carnaval é um momento oportuno para divulgarmos esse projeto, mostrarmos à população o objetivo e a relevância dele, é dizer que a Paraíba está atenta e que saiu na frente criando um disque denúncia próprio, é sensibilizar a sociedade que precisamos enfrentar a violência o ano inteiro, ligando para o Disque 123”, observou.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes

joaocampina

Montadora e Centro de Distribuição garantem investimentos de R$ 100 milhões e geração de 500 empregos em Campina Grande

unnamed-2-3

Luiz Couto declara apoio à pré-candidatura de Luciano Cartaxo em João Pessoa

ilamiltonsimplicio

Médico é preso em Piancó por agredir ex-esposa ao sair de audiência de divórcio

pagamentos1

Creci-PB: Prazo para pagar anuidade 2024 pelo valor original termina domingo

Luciano Cartaxo 2

Cartaxo diz que PT abre diálogo para candidatura  com perspectiva de vitória