Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Caminhada de Combate à Obesidade neste domingo alerta para cuidados com a saúde

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS), participa, no próximo domingo (21), da 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade, promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). O evento acontece simultaneamente em sete estados do Brasil e, na Paraíba, a caminhada vai acontecer no Parque da Lagoa, a partir das 9h. As inscrições podem ser feitas pelo link: http://www.sbcbm.org.br/evento/sites/caminhadaPB.

A ação, de aproximadamente 50 minutos, acontece em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, lembrado no último dia 11 e, tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da atividade física e de alimentação adequada para melhorar a qualidade de vida e reduzir o excesso de peso.

“A mobilização primeiramente é um alerta, para nos atentarmos a dados que vem crescendo em todo país no que diz respeito à obesidade”, destacou Adalberto Fulgêncio, secretário de saúde.  “Na rede municipal de saúde, trabalhamos a promoção da saúde e a prevenção de doenças, alertando sempre para o cuidado com a alimentação e para importância dos exercícios físicos, que podem ser feitos nas academias de saúde e nas praças que contam com o Projeto João Pessoa Vida Saudável”, completou.

Os eventos também serão realizados em Brasília, Goiás, São Paulo, Curitiba, Vitória, Campinas, Bauru, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, João Pessoa, Manaus, São Luís, Porto Velho e Fortaleza.

Dados – Pesquisas apontam o Brasil como o 5º no ranking mundial da obesidade. Segundo dados do Ministério da Saúde, a  doença é uma realidade para 18,9% dos brasileiros.  Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%).

Nos últimos anos houve um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes.

Augusto Almeida, cirurgião geral e presidente do Capítulo da Sociedade da Paraíba, explica que o sobrepeso e a obesidade têm origem numa série de fatores, mas principalmente no hábito do mundo moderno de consumir cada vez mais produtos processados – com a adição de substâncias que os torna mais duráveis, palatáveis e atraentes, normalmente derivadas de gorduras e açúcares.

“A soma do desequilíbrio com a balança e hábitos sedentários acarreta em grandes prejuízos à saúde, e com elas, doenças crônicas, como problemas de pressão arterial, diabetes e até, doenças cardiovasculares”, completou o médico.

Caminhada –  A caminhada é coordenada por cirurgiões, educadores físicos e profissionais  multidisciplinares associados à SBCBM, durante o evento, será realizado atendimento ao público para diagnóstico de sobrepeso, obesidade, bem como orientações sobre o nível de peso. Também poderão ser realizadas atividades e aulas aberta à população.

A campanha trabalha quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio

17115638376604643d0d721_1711563837_3x2_lg

Confiante em soltura, Robinho diz que passará a Páscoa em casa, segundo agentes