Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Câmara vai debater consumo indiscriminado de álcool na capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Acreditando na redução dos índices de violência na cidade caso o consumo de bebida alcoólica em eventos culturais e desportivos seja limitado, o vereador Evandro Sérgio (PRP) levará essa discussão para o plenário da Casa de Napoleão Laureano, na próxima quarta-feira (19), às 15h00. Na oportunidade, Sérgio discutirá com a sociedade paraibana mecanismos que diminuam esses índices na capital. Além do debate, o parlamentar vai propor a elaboração de um projeto para conscientização das pessoas sobre as implicações do consumo do álcool.

Anunciada pela primeira vez durante um pronunciamento do parlamentar na tribuna da Casa Legislativa, na manhã do dia 20 de outubro, a idéia causou certa polêmica por prever, inicialmente, uma restrição ao consumo da bebida alcoólica em eventos culturais na cidade. Porém, após explicações de que não pretendia proibir o consumo da bebida e sim provocar um debate sobre o tema para que o álcool passe a ser encarado com maior importância, como o cigarro e outras drogas combatidas hoje, o vereador marcou a discussão com diversos segmentos da sociedade, inclusive representantes das áreas cultural e desportista. Para Sérgio, o debate será o ponta pé inicial para a conscientização dos malefícios causados pelo álcool.

“Nunca quis proibir o consumo de bebida alcoólica. Minha intenção é provocar uma discussão para a problemática do álcool, que é o maior causador de mortes no mundo e não pode continuar sendo banalizado pela mídia, pelas famílias e, principalmente pelo poder público”, explicou Sérgio. Para ele, a bebida ainda vem sendo tratada de forma banalizada, quando na realidade, é ela a causadora de diversos males à sociedade. “Só falam nas drogas ilícitas como um dos fatores que motivam a violência, mas não se preocupam com o álcool, que é o grande causador de acidentes de trânsito, mortes e violência”, disse Sérgio, lembrando também que o consumo da bebida, principalmente, entre os jovens, pode ser a porta de entrada para outras drogas.
 
“Vou abrir o debate porque quero ouvir o que pensa a sociedade sobre o tema e, a partir daí, vamos elaborar um projeto para contribuir de forma efetiva na redução do consumo indiscriminado do álcool, principalmente, entre os jovens”, disse Sérgio. Durante a sessão o parlamentar citará exemplos de cidades como o Rio de Janeiro e São Paulo que proibiram o consumo do alcool nos estádios de futebol com a finalidade de diminuir a violência nas arquibancadas. Além disso, lembrará a lei que inclui na grade do currículo escolar da rede municipal de ensino uma disciplina de combate às drogas, sancionada durante o governo do ex-prefeito Carlos Mangueira (PMDB), em 1990 e que não é cumprida pelo município até hoje.

Entre os convidados para a sessão especial estão à procuradora Janete Ismael da Costa; o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho; Diretor Executivo da Funjope, Chico Cézar; a Secretária de Educação e Cultura do município, Ariane Norma; Secretária de Saúde do município, Roseane Maria Barbosa; o desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, Luiz Silvo Ramalho, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Júlio Paulo Neto; o presidente do Sindicato dos Jornalistas, Land Seixas, o  Comandante Getúlio de Macedo Filho, do 5° Batalhão da Polícia Militar, além de representantes  dos alcoólicos anônimos (AA), dependentes químicos em tratamento no CAPS e representantes de casas de shows e clubes de João Pessoa.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Vitor Hugo e Wallber Virgolino

Vitor Hugo diz que se Wallber entrar em bairro de Cabedelo será metralhado; deputado reage

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio tem ‘boa evolução’ em quadro de saúde, mas permanece na UTI

PF Operação imagem falsa

PF cumpre mandados em João Pessoa e Campina Grande contra abuso sexual infantil na internet

TRE-PB, Cenatal

Justiça Eleitoral da Paraíba amplia horário de atendimento aos eleitores

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Lula nomeia Roberto D’Horn como juiz titular do TRE-PB

Ônibus com torcedores do Souza atacado

Operação prende torcedores do Treze por ataque a ônibus da torcida do Sousa

Delegacia de Homicídio de Palmas

Militar que atirou e matou PM paraibano em briga de bar foi aprovado no último concurso

Protesto de alunos e professores do colégio de aplicação da UFPB 3

Comunidade escolar do Colégio de Aplicação da UFPB realiza protesto na Reitoria

Polícia Civil, homicídios 1

Preso em Campina investigado por matar ‘amigo’ por dívida de R$ 40,00

Eltas Max Barbosa, policial morto em Palmas

Morre em Palmas policial paraibano baleado por outro PM dentro de bar