Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Câmara realiza sessão especial em homenagem ao Dia da Secretária

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Municipal de João Pessoa realizará, nesta segunda-feira (28), uma Sessão Especial em homenagem ao “Dia da Secretária”, que é celebrado no dia 30 de setembro. A sessão, que é uma propositura do vereador Evandro Sérgio (PRP), ocorrerá às 15h00, no Plenário “Senador Humberto Lucena” e contará com presença de secretárias de parlamentares da Câmara e da Assembleia Legislativa da Paraíba, de secretárias e secretários dos governos municipal e estadual, além de representantes de entidades da sociedade civil organizada, a exemplo da presidente do Sindicato das Secretárias do Estado da Paraíba e ex-vereadora da capital, Paula Fracinete.

Na ocasião, também será prestada uma homenagem ao atual reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, por ele ter instituído em sua gestão o primeiro curso de graduação em Secretariado Executivo Bilíngue no Estado da Paraíba, que funciona no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), do Campus IV, em Rio Tinto.

Para o vereador Evandro Sérgio, a exemplo de várias outras profissões, a de secretária tem um fundamental papel na sociedade, por sua zelosa e dedicada colaboração como assessora e agente facilitadora no dia a dia de seus chefes. “Merecidamente, um dia em nosso calendário é dedicado a essas profissionais que exercem diariamente um trabalho de responsabilidade e que exige muita disciplina e organização. Portanto, nada mais justo que prestarmos essa homenagem aqui na Câmara Municipal, onde muitas delas atuam nos nossos gabinetes, com simpatia, dedicação, paciência, objetividade, sensibilidade e competência”, destacou o autor da propositura.

Sobre o “Dia da Secretária”

Durante a 2ª fase da Revolução Industrial, iniciada em 1860, Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha – Lilian Sholes, nascida em 30 de setembro de 1850 – testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina em público. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa. Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o “Dia das Secretárias”.

Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das conseqüências foi a divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o “Dia da Secretária”. Em alguns Estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a Lei Nº 1.421 de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como “Dia da Secretária”. Há também o “Dia Internacional da Secretária”, só que é comemorado na última 4ª feira do mês de abril.
   

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

UEPB: uma crise democrática

Confusão continua: TRE nega ter chancelado posse de Raissa Lacerda na Câmara

Anteriores

zezo rai saia rodada luan

São João de Bananeiras tem Xand Avião, projeto A Vontade e outras atrações

gate policia militar pb

Operação prende em João Pessoa um dos criminosos mais procurados da Justiça do Amazonas

Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

Lula classifica de insanidade proposta que equipara aborto a homicídio

reporter mauricio ferraz

Fantástico repercute desabamento no Up Garden, em João Pessoa, que deixou 44 feridos

celular FOTO Pixabay

Jovem é morto em SP após ir a encontro marcado por aplicativo

lula presidente FOTO ricardo stuckert presidencia da republica

Brasil está pronto para acordo Mercosul e União Europeia, diz Lula

janones deputado FOTO renato araujo camara dos deputados

STF tem maioria para tornar Janones réu por postagens contra Bolsonaro

carretas pegam fogo br101 mamanguape 140624

Carreta que pegou fogo na PB continua na rodovia, parcialmente interditada, e motorista morre no hospital

henrique e juliano FOTO insta

Henrique e Juliano se apresentam no São João de Campina Grande, neste sábado

mega sena FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões