Câmara realiza sessão especial em homenagem ao Dia da Secretária

A Câmara Municipal de João Pessoa realizará, nesta segunda-feira (28), uma Sessão Especial em homenagem ao “Dia da Secretária”, que é celebrado no dia 30 de setembro. A sessão, que é uma propositura do vereador Evandro Sérgio (PRP), ocorrerá às 15h00, no Plenário “Senador Humberto Lucena” e contará com presença de secretárias de parlamentares da Câmara e da Assembleia Legislativa da Paraíba, de secretárias e secretários dos governos municipal e estadual, além de representantes de entidades da sociedade civil organizada, a exemplo da presidente do Sindicato das Secretárias do Estado da Paraíba e ex-vereadora da capital, Paula Fracinete.

Na ocasião, também será prestada uma homenagem ao atual reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, por ele ter instituído em sua gestão o primeiro curso de graduação em Secretariado Executivo Bilíngue no Estado da Paraíba, que funciona no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), do Campus IV, em Rio Tinto.

Para o vereador Evandro Sérgio, a exemplo de várias outras profissões, a de secretária tem um fundamental papel na sociedade, por sua zelosa e dedicada colaboração como assessora e agente facilitadora no dia a dia de seus chefes. “Merecidamente, um dia em nosso calendário é dedicado a essas profissionais que exercem diariamente um trabalho de responsabilidade e que exige muita disciplina e organização. Portanto, nada mais justo que prestarmos essa homenagem aqui na Câmara Municipal, onde muitas delas atuam nos nossos gabinetes, com simpatia, dedicação, paciência, objetividade, sensibilidade e competência”, destacou o autor da propositura.

Sobre o “Dia da Secretária”

Durante a 2ª fase da Revolução Industrial, iniciada em 1860, Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha – Lilian Sholes, nascida em 30 de setembro de 1850 – testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina em público. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa. Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o “Dia das Secretárias”.

Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das conseqüências foi a divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o “Dia da Secretária”. Em alguns Estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a Lei Nº 1.421 de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como “Dia da Secretária”. Há também o “Dia Internacional da Secretária”, só que é comemorado na última 4ª feira do mês de abril.
   

 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.