Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Câmara quer popularizar leis aprovadas pelos vereadores da capital

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em mais de 60 anos de história, a Câmara Municipal de João Pessoa já produziu quase 12 mil leis em benefício da população pessoense e em prol do bom funcionamento da cidade, tanto no que se refere às ações do poder público quanto no que diz respeito aos diversos segmentos da sociedade. Todavia, segundo o vereador Jorge Camilo (PT), muitas dessas leis não são popularizadas e, em alguns casos, são até boicotadas.

A observação de Jorge Camilo foi levantada na manhã de hoje, durante entrevista ao ‘Jornal da Câmara’, concedida ao jornalista Edmílson Lucena. O jornal tem meia-hora de duração e é transmitido ao vivo, de terça a quinta-feira, sempre a partir das 9h, pela ‘TV Câmara’, Canal 23 da Big TV.

“A Casa já possui mais de 11 mil leis, o bastante para a cidade funcionar bem. Mas, em muitos casos, não houve responsabilidade das autoridades ou não houve a popularização para que essas leis sejam cumpridas. E em certos casos, há até boicote, já que toda lei aprovada na Câmara é direcionada a algum segmento. E esse segmento muitas vezes não quer cumprir o que determina a legislação”, lamenta o vereador.

Ressaltando que tem utilizado seu mandato para tentar mudar essa situação, Jorge Camilo dá como exemplo a chamada ‘Lei das Filas’, em que várias agências bancárias insistem em não cumprir. “A Câmara e todos os seus vereadores têm se mobilizado para mudar essa situação. Inclusive com a realização de sessões especiais e audiências públicas. E isso foi a marca do primeiro semestre legislativo de 2009”, afirma.

Ainda em relação às agências bancárias, Jorge Camilo dá exemplo de outras leis que visam proporcionar mais segurança aos clientes e que a Câmara tem pressionado para que elas funcionem, como a instalação de câmeras de vídeos na saída das agências e a colocação de divisórias nos caixas, além da proibição de celulares nessa mesma área.

Outra lei que não estaria sendo cumprida devidamente é a que prevê empacotadores em todos os caixas de supermercados da cidade. “Invariavelmente, chegamos ao caixa de supermercado e não encontramos o empacotador”, lamenta Camilo, ressaltando que a exigência do empacotador gera emprego. “Se a lei for cumprida, a Câmara está, sim, gerando emprego. Na prática, é como se abrisse uma nova empresa na cidade com mais de 200 empregos”, compara. “Mas sempre há o boicote, pois isso mexe com o lucro dos empresários”.

Saúde alternativa

Durante a entrevista, o vereador Jorge Camilo tratou de outros temas, como a violência e a movimentação política visando as eleições do ano que vem, mas também fez um balanço do seu mandato no primeiro período legislativo da Casa.

Em relação à produção de projetos do seu gabinete, Camilo enfatizou o que prevê a inclusão no serviço de saúde oferecido pela administração municipal de práticas alternativas de saúde, buscando meios e formas de garantir o bem-estar da população, com técnicas como acupuntura e a utilização de plantas medicinais. “No caso da acupuntura, por exemplo, só a classe com renda mais alta tem acesso. Por isso aprovamos uma lei que garante esse tipo de tratamento pelo SUS nas unidades de saúde da cidade”, lembra. “Com as práticas alternativas de saúde, ganha a população e diminuem os gastos no orçamento do município nessa área”.

Em relação às plantas medicinais, ele destaca o ‘Melão São Caetano’, encontrado em qualquer quintal ou terreno baldio da cidade. “Ele tem uma eficácia maior do que produtos industrializados para o tratamento de ferimentos e até para o combate de piolhos e lêndias”. Jorge Camilo apresentou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que garantem a instalação de um centro de tratamento com bases em práticas alternativas de saúde e de criação da chamada ‘Farmácia Viva’.

Outro projeto seu de emenda à LDO está no campo da geração de emprego e renda e do meio ambiente. Ele quer a ampliação da coleta seletiva na cidade. “Existem várias cooperativas em João pessoa que trabalham com a coleta seletiva do lixo domiciliar. Algumas recebem incentivos governamental, outras não. Meu projeto prevê a criação de três cooperativas e distribuição de mil lixeiras para os grandes condomínios. Isso vai garantir emprego e renda e  a prefeitura irá investir menos no lixo”.

Jorge Luiz Camilo da Silva, formado em Direito e em Educação Física, com especialização em Direito do Trabalho, assumiu o mandato na Câmara pessoense a 20 de fevereiro deste ano. Foi secretário de Articulação Política do governo municipal e assessor jurídico da Central Única dos Trabalhadores na Paraíba (CUT-PB), além de ter coordenado o ‘Programa IPTU Cidadão’.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024