Câmara integra roteiro do ‘Festival de Artes Visuais’

De 8 a 31 de maio, João Pessoa estará com os olhos voltados para a produção artística local. Esse é o período de realização da sexta edição do ‘Festival de Artes Visuais da Paraíba’ (Favi-PB), realizado pela Associação dos Artistas Plásticos da Paraíba (Associart-PB). O Centro Cultural da Câmara Municipal de João Pessoa participa do evento, abrigando uma exposição coletiva que agrega telas e esculturas dos mais variados estilos.

Dadá Venceslau, Evanice Santos, Célia Gondim, Fátima Queiroga, Wílson Figueiredo, Terci, Nené Cavalcante, Raíssa Herculano, Eliakim Queiroz e Célia Romeiro são os artistas responsáveis pela coletiva ‘Olhar’ a ser instalada no Centro Cultural a partir desta sexta-feira (8), trazendo o mesmo tema escolhido para a sexta edição do Favi.

O presidente da Associart-PB, Dadá Venceslau, revela que todos os anos os artistas associados escolhem um tema central como inspiração. São em torno de 40 artistas, com seus respectivos trabalhos e estilos variados. “Essa diversidade mostra como cada um tem um jeito singular de olhar o mundo, de ver as coisas que estão a sua volta. Por isso estamos homenageando o ‘Olhar’ de cada um. O tema é livre e dá liberdade para os artistas criarem seus trabalhos a partir do foco do olho humano, que registra formas, cores e emoções”, esclarece.

O Festival se espalha pelos quatro cantos da cidade e dá oportunidade para as pessoas observarem as obras dos artistas e refletirem sobre o que cada um quer dizer. O Favi foi criado com o objetivo de mudar o panorama das artes visuais no estado, principalmente no que diz respeito à auto-estima dos artistas. A idéia é despertar o interesse da sociedade para a apreciação e consumo das obras produzidas, valorizar os artistas locais e cobrar a implantação de políticas públicas de disseminação e valorização das artes plásticas.

A programação do evento está repleta de atividades, como oficinas, palestras e exposições. Conta ainda com galeria de rua, com obras em outdoor, ateliês abertos à visitação e mostras de vídeo-arte.

Sessão Especial – A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizará, na segunda-feira (11), uma sessão especial em homenagem aos artistas locais, alusiva ao ‘Dia Nacional do Artista Plástico’ (comemorado no dia 8 de maio). A solenidade, proposta pelo presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), está inserida na programação do ‘VI Festival de Artes Visuais da Paraíba’ (Favi-PB). O evento tem início às 16h, no plenário da Câmara.

Durval justifica que a sessão foi proposta em homenagem àqueles que, “com sensibilidade e criatividade, conseguem oferecer a todos nós um novo jeito de olhar o mundo, despertando nas pessoas os sentimentos mais nobres e humanos”.

O presidente também ressalta a necessidade dos poderes públicos promoverem ações de incentivo à cultura. “Não há como negar a importância de todos os artistas para o desenvolvimento social e econômico dos nossos municípios e, por isso, é importante que todos os poderes se unam para viabilizar políticas públicas que fortaleçam, cada vez mais, o setor artístico e cultural”, defende.

Além da sessão especial, o Poder Legislativo municipal participa da sexta edição do Favi com a abertura da exposição coletiva ‘Olhar’, no Centro Cultural da Câmara Municipal de João Pessoa.

Centro Cultural – O Centro Cultural da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) é um espaço de exposição, pesquisa, preservação da memória e da produção do conhecimento sobre a atuação do Poder Legislativo, para que a sociedade pessoense, de um modo geral, possa conhecer a história e a atuação, ao longo dos anos, da Câmara de Vereadores.

A Câmara, ao longo de sua existência, vivenciou experiências, como organismo de representação e expressão da vitalidade das forças sócio-econômicas, políticas e culturais de João Pessoa. O seu Centro Cultural garante que os cidadãos pessoenses possam conhecer a identidade da instituição, revelando a dinâmica da sociedade presente em cada documento do acervo.

O Centro Cultural está aberto à visitação pública, de segunda a sexta-feiras, das 8h às 17h. Escolas interessadas em agendar visitas com grupos de alunos podem entrar em contato com a Coordenação do Centro pelo telefone (83) 3218-6374.

O espaço possui dois andares. No térreo estão instaladas a área administrativa e a recepção, área de exposição de documentos, fotos e outros objetos históricos do Poder Legislativo municipal, além da área de galeria dos ex-presidentes. No primeiro andar, estão a área de exposições e a biblioteca.

Programação

Abertura

# Data: 8 de maio. Local: Centro Cultural São Francisco (Praça São Francisco, sem número, Centro, em João Pessoa). Horário: às 8h. Café da manhã com participação da Orquestra de Câmara Municipal. Exposição Coletiva da Associart-PB (de 8 a 31 de maio). Horário de visitação: das 9h às 12h e das 14h às 17h, de terça a domingo.

Na Câmara

# Data: 8 de maio. Abertura da exposição coletiva ‘Olhar’, da Associart-PB, no Centro Cultural da CMJP. Horário de visitação: das 8h às 18h, de segunda a sexta, de 8 a 31 de maio. Coquetel de Abertura (durante a solenidade, o artista plástico Dadá Venceslau pintará uma tela que será doada ao acervo da CMJP).

# Data: 11 de maio. Sessão especial na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em homenagem ao ‘Dia do Artista Plástico’. Local: Plenário Humberto Lucena da Casa Napoleão Laureano (Rua das Trincheiras, 43, Centro, em João Pessoa). Horário: às 16h.

Exposições Coletivas

# Data: de 15 a 31 de maio. Esculturas em Grandes Formatos. Local: Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), no Mesanino 2 (Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho). Horário de visitação: das 8h às 18h.

# Data: de 12 a 30 de maio. ‘3ª Exposição de Art Postal Sesc-PB. Local: Sesc Centro (Rua Desembargador Souto Maior, 291, Centro). Horário de visitação: das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 12h, aos sábados.

# Data: de 15 a 30 de maio. ‘Art Lieu – Oficina eGaleria’. Abertura: 15/5, às 19h. Local: Fundação Espaço Cultural (Funesc), no Box 4 (Rua Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho). Horário de visitação: das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

# Data: de 8 a 31 de maio. ‘Galera de Rua – 1’. Local: Praça Dom Adauto (Centro de João Pessoa).

# Data: de 8 a 31 de maio. ‘Galera de Rua – 2’. Local: orla marítima (Bairros de Tambaú e Cabo Branco).

# Data: 16 de maio. ‘VI Feira de Arte na Rua – Arte ao Extremo’. Local: Atelier Ponta das Artes (Avenida Falésia, 267-A, Praia do Seixas, ao lado da Peixada do Amor). Horário: às 18h.

# Data: de 19 a 30 de maio. ‘Muganga – Mostra Coletiva Agência Ensaio de Fotografia e Vídeo’. Abertura: Parque Solon de Lucena (Lagoa). Local: itinerante no Centro de João Pessoa.

# Data: de 8 a 31 de maio. ‘Mostra de Arte Postal da Agência Ensaio’. Local: Centro Cultural São Francisco (Sala do Capítulo). Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h, de terça a domingo.

Exposições Individuais

# Data: de 14 a 31 de maio. Artista plástica Cristina Strapação. Local: Zarinha Centro de Cultura (Avenida Nego, 140, Tambaú). Horário de visitação: das 14h às 21h, de segunda a sábado.

# Data: de 4 a 30 de maio. ‘Palavras Compartilhadas’, da artista Rosana Ricaldi. Local: Sesc-Centro (Rua Desembargador Souto Maior, 291, Centro). Horário de visitação: das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.

Intervenção Urbana

# Data: de 8 a 31 de maio. ‘Colabore’, do artista Giga Brow. Local: itinerante na cidade de João Pessoa.

Debate

# Data: 29 de maio. Tema: ‘Inquietações nas Artes’. Local: Casarão 34 (Praça Dom Adauto, 34, Centro). Horário: das 15h às 18h.

Oficinas

# Data: 16 de maio. ‘Desenho com carvão sobre papel’. Artista plástico Percy Fragoso. Local: sede da Associart-PB (na Funesc). Horário: das 14h às 17h. Vagas: 10. Inscrição pelos telefones 3247-5640 e 8640-2333.

# Data: 23 de maio. ‘Desenho e suas prerrogativas’. Professor Cremílson Soares. Local: sede da Associart-PB (na Funesc). Horário: das 8h:30 às 12h. Vagas: 10. Inscrição pelos telefones 8808-0673 e 4141-0721.

# Data: 21 de maio. ‘Pintura acrílica sobre tela’. Artista plástico Chagas Rolim. Local: sede da Associart-PB (Na Funesc). Horário: das 14h às 17h. Vagas: 10. Inscrição pelo telefone 8912-7247.

# Data: 14 e 15 de maio. ‘Técnicas em cerâmica’. Ceramista Nené Cavalcante. Local: sede da Associart-PB (na Funesc). Horário: das 14h às 17h. Vagas: 15. Inscrição pelos telefones 9332-9901 e 3235-3048.

# Data: 14 de maio. ‘Exercícios do Olhar’. Artista plástico Franco Neto. Local: sede da Associart-PB (na Funesc). Horário: das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Vagas: 15. Inscrição pelo telefone 9983-4412.

Encerramento

# Data: 31 de maio. ‘Mostra dos trabalhos das oficinas’. Horário: às 15h. Local: sede da Associart-PB (na Funesc).

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.