Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

TCE dá prazo a institutos de 4 municípios para comprovar aposentadorias de servidores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Os institutos de previdência e assistência social dos servidores dos municípios do Conde, Lagoa Seca, Caapora e Sapé terão um prazo de 60 dias para apresentar ao Tribunal de Contas do Estado certidões do INSS ou documentos que atestem a regularidade dos atos, necessários para concessão dos registros das aposentadorias de 12 servidores municipais, que saíram do Regime Geral de Previdência Social para os respectivos regimes próprios. Nos documentos apresentados não constam as contribuições feitas ao regime geral.

A decisão é da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado, em sessão ordinária na manhã desta terça-feira (23), ao apreciar os atos para concessão de aposentadorias, reformas e pensões de 107 servidores públicos lotados no Estado e nos municípios paraibanos. Segundo o relator do processo, conselheiro substituto Oscar Mamede Santiago Melo, para a concessão dos registros se faz indispensável a documentação comprobatória, daí a responsabilidade do gestor público.

Oscar Mamede reiterou que em casos dessa natureza a legislação manda que se faça a compensação previdenciária por meio de ato promovido pela administração, independente da interferência do servidor. “O prazo que estamos concedendo é razoável para que os gestores busquem e façam as compensações junto ao INSS e apresentam a documentação ao TCE”, frisou ele.

O Ministério Público de Contas, em parecer oral – da lavra do subprocurador Manoel Antônio dos Santos Neto, entendeu que os processos tratam de servidores que já pertenciam aos quadros municipais regidos pelo regime geral. Com mudanças promovidas pelas prefeituras para os regimes próprios eles passaram a recolher aos institutos de previdencia. Oparquet enfatizou que já existe jurisprudência do TRF da 5ª Região de que o servidor beneficiado não pode ser responsabilizado pelo ato do gestor.

Inspeção Especial em Obras – Em decisão unânime, o colegiado julgou irregulares obras de pavimentação de ruas e redes de esgotos auditadas em inspeção especial do TCE, processo 08204/16, relativas ao exercício de 2015. O ex-prefeito de Marizópolis, José Vieira da Silva, foi responsabilizado pelo montante de R$ 484.916,91, além da multa equivalente a R$ 8.000. Pelo arquivamento decidiu-se em relação a uma denúncia envolvendo a prefeitura de Conceição e Cumprimento de Decisão nos processos do Instituto de Previdência de Diamante (11514/09) e Fundo de Previdência de Sapé (01570/17).

Presidida pelo conselheiro Nominando Diniz, a 2ª Câmara Deliberativa do TCE realizou sua 2922ª sessão ordinária e contou com a presença dos conselheiros substitutos Oscar Mamede Santiago Melo, Antônio Cláudio Silva Santos e Antônio Gomes Vieira Filho. Pelo Ministério Público de Contas atuou o subprocurador Manoel Antônio dos Santos Neto.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais

Energisa trabalhando na Torre

Ocorrência deixa áreas da Torre sem energia e concessionária atua para normalizar serviço

ALPB 31

ALPB define nova data para audiência com Pollyanna Loreto e oposição questiona ausência

Glicério Feitosa, candidato do NOVO a prefeito de Bayeux

Glicério Feitosa cita “péssima” gestão de Luciene e indecisos para vencer eleições em Bayeux

Polícia civil, viaturas, central

Operação da PC prende ‘contadora’ do tráfico em João Pessoa e cumpre mandados de busca no sertão

Aimee Garcia, atriz de Dexter

Aimee Garcia, de ‘Lúcifer’ e ‘Dexter’, é confirmada para a edição 2024 do Imagineland

terezinhaemonica (1)

Eleições na UFPB acontecem nesta quinta; 46 mil estão aptos para votar

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado