Câmara do Conde rejeita repúdio a radialista que chamou Chico César de “neguinho”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Municipal de Conde rejeitou ontem um voto de repúdio apresentado pela vereadora Monique Marinho ao radialista conhecido como Byra de Jacumã. O comunicador que também é funcionário da prefeitura foi manchete em vários sites locais e veículos de imprensa nacionais como O Globo, Revista Istoé, Jornal Extra e G1 ao atacar o cantor Chico César, chamando de “neguinho” e “praga”, numa prática nítida de racismo.

A maioria dos parlamentares foi contra a proposta da vereadora, apesar de mais da metade da casa ser composta por pessoas negras, tendo inclusive Luzimar Nunes, seu presidente, como um representante quilombola, que também decidiu ir contra o projeto de Monique ao desempatar os votos. No total, foram 4 votos a favor e 4 contra e 2 abstenções. O desempate foi decidido pelo presidente.

Em momento de fala, alguns parlamentares que defendem a atual gestão, tentaram justificar o voto contra o projeto argumentando que a vereadora estava usando a situação como ato político. Foi o caso do vereador Daniel Junior, também negro. “No meu ponto de vista, quando traz a situação do funcionário, que não tem nada a ver com o trabalho dele, a gente está tentando politizar”, argumentou.

A vereadora Monique rebateu o colega parlamentar e lembrou ao vereador que Byra, responsável pelos ataques racistas, usou de um meio de comunicação que favorece a gestão municipal e isso tem ligação direta com seu contrato na Prefeitura. “O fato dele usar os meios de comunicação só para tecer elogios e perseguir quem não está ao lado da prefeita, já mostra qual é a função dele”, destacou a vereadora.

Rodrigo Gonzaga, também vereador, lembrou que a gestão não teve nenhuma atitude incisiva contra os atos cometidos pelo funcionário. “Não houve nenhuma atitude enérgica da prefeitura recriminando tal fato. É lamentável”.

A Prefeitura de Conde se pronunciou apenas por nota e só após grandes sites nacionais começarem a repercutir o caso. Byra, na mesma semana gravou e postou um vídeo pedindo desculpas ao cantor Chico César, mas dias depois removeu o conteúdo de suas redes sociais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

João Azevêdo anuncia investimentos de R$ 11,5 bilhões em novas obras

Moraes pede a Bolsonaro que apresente convite para posse de Trump

Anteriores

Screenshot

Prefeito de Lucena nomeia secretário para acumular 10 secretarias

sirene_REPRODUCAO-1

Dois homicídios são registrados no bairro Cristo Redentor, em João Pessoa

DIVULGAÇÃO DE IMAGEM SEBRAE PB

Radar Sebrae revela negócios mais buscados na Paraíba em 2024

Novos-onibus

DER-PB anuncia reajuste das tarifas dos ônibus intermunicipais na Grande João Pessoa

Senai-abre-quase-400-vagas-para-cursos-gratuitos-e0018782700202501160807-1

Senai abre 390 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos em Campina Grande e Bayeux

Depgervasiodiscursando

Já está no Plenário projeto de Gervásio que endurece punições contra crimes ambientais

aada

Homem é suspeito de matar esposa a facadas em Araçagi

cabelo_1

Setor de serviços na Paraíba cresce 9,8%, revela pesquisa do IBGE

IMG-20250115-WA0090-1920x1440

Prefeito Bruno anuncia Fábio Thoma como secretário de Assistência Social de Campina

20250115180846_035e15f00d9116b3b8c68ed1c618137d

Presidente da FIEPB cumpre agenda em João Pessoa