Câmara discute inserção dos psicólogos nos serviços de saúde

A Câmara Municipal de João Pessoa realiza nesta sexta-feira, 28, às 10h, uma sessão especial que marca a passagem do Dia do Psicólogo (a) comemorado no dia 27 de agosto. A sessão, proposta pelo vereador e psicólogo Ubiratan Pereira (PSB) tem como objetivo discutir sobre a prática profissional em diversos campos e a inserção dos psicólogos na efetivação de políticas públicas.

O vereador Bira defendeu a ampliação dos espaços de atuação do psicólogo nos serviços públicos de saúde, educação e assistência social como forma de possibilitar o acesso da população de baixa renda a esse serviço. “No município de João Pessoa precisamos avançar na cobertura da rede dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e de Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).  É necessário que tenhamos a ampliação da quantidade de psicólogos nos serviços públicos como forma de garantir o bem estar psíquico das pessoas”, completou Bira. 

A sessão em homenagem ao Dia do Psicólogo integra a programação do mês do profissional em João Pessoa e contará com representantes do Conselho Regional de Psicologia, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, hospitais públicos, clínicas e profissionais de diversas áreas da psicologia.   

No dia 27 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. Nesta mesma data, no ano de 1964, a profissão foi regulamentada através da Lei nº 4.119/64.A palavra psicologia vem do grego: psique (alma) + logos (estudo), ou seja, a psicologia estuda a alma humana.  Durante toda sua história, o homem buscou respostas para questões existenciais. A filosofia sempre se ocupou desta procura por respostas. Mas estas questões, por mais humanas que fossem, diziam respeito ao conjunto da sociedade, à humanidade como um todo.

O termo psicologia apareceu pela primeira vez no século XVI, quando o humanista croata Marco Marulik publicou  A Psicologia do Pensamento Humano. Ainda assim, um conceito de psicologia, tal como conhecemos hoje, só veio surgir no século XIX, através das formulações de Wilhelm Wundt que, em 1879, criou o primeiro laboratório de psicologia, em Leipzig, na Alemanha.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.