Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Câmara de João Pessoa debate “coleta de lixo social” dia 22

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Consórcio Instituto Nacional de E-Logística Reversa (Iner) vai lançar, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), uma proposta a órgãos públicos e privados da Paraíba para o gerenciamento das problemáticas relativas à gestão dos resíduos sólidos nas cidades. A apresentação do projeto ‘Lixo Zero Social 10’ será dia 22 deste mês, com uma explanação do presidente nacional da Confederação do Elo Social Brasil (Cesb), Jomateleno dos Santos Teixeira, seguida de debate. O evento será aberto ao público, e pretende-se construir propostas específicas para a capital.

“Superar a degradação ao meio ambiente, a cada dia mais intensa, é um dos desafios que encontramos no poder público. Pensar no trato e destino correto do lixo que produzimos é encarar tal realidade de forma sustentável, algo que não podemos deixar pra depois na realidade de João Pessoa”, declarou o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

A iniciativa funciona como uma franquia. O Grupo Iner cria o projeto de gestão do lixo para determinada localidade e empresas ou órgãos públicos financiam a estruturação das unidades. “A Câmara está facilitando a divulgação de nossa proposta, de forma que entidades e setores públicos sejam sensibilizados a buscar soluções para os problemas ambientais e sociais gerados com a gestão dos resíduos sólidos”, afirmou a presidente do Grupo Iner na Paraíba, Danielle Medeiros de Lucena.

Ela explicou que a intenção é instalar uma usina de reciclagem de lixo para cada 100 mil habitantes – os CTTs, Centros de Triagem e Transbordo, incluindo o trato do lixo hospitalar, crematório de animais e local específico para compostagem –, através de parcerias com entidades públicas e privadas, ofertando cerca de 6 mil empregos diretos e indiretos, podendo, inclusive, contar com mão de obra carcerária. Cada usina é acompanhada de uma unidade social, responsável por desenvolver projetos comunitários conduzidos por uma equipe multiprofissional.

Cada unidade é construída respeitando-se as normas para usinas do gênero, subsidiando aos investidores tecnologia e suporte técnico. “A Câmara e nós convidamos toda a população paraibana, órgãos e gestores públicos, empresários, investidores e interessados na questão, inclusive quem tem a intenção de ingressar nesse ramo de atuação. Nossas usinas são totalmente financiadas pelo BNDES, Banco Mundial, além de outras empresas fornecedoras de linha de financiamento”, esclareceu Danielle Medeiros.

Ano passado, no Espírito Santo (ES), a experiência teve um orçamento médio de R$ 10 milhões para a instalação de cada usina. Lá, calculou-se que o retorno do investimento ocorreria no período de seis a oito meses, já que, entre as prefeituras capixabas, pagam-se cerca de R$ 60,00 por tonelada de resíduos coletados.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente

Caixa econômica 22

Bancos funcionam normalmente hoje e fecham na sexta-feira

Dívidas, consulta

Governo prorroga Desenrola pela segunda vez; prazo vai até 20 de maio

Mercado em JP

Veja funcionamento dos mercados, feiras e shoppings populares nesta quinta e sexta-feira

Bica 1

Bica abre nesta quinta e sexta-feira e promove caça aos ovos no Sábado de Aleluia

Cadeado, prisão

Justiça mantém prisão de médico que agrediu ex-esposa após audiência de divórcio