Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Câmara aprova projeto do passe livre para pessoas com transtorno mental

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

As pessoas portadoras de transtorno mental atendidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e outros serviços terão direito a gratuidade nos transportes urbanos de João Pessoa. É o que prevê o Projeto de Lei n 583/2010, denominado Passe Livre, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de João Pessoa. O projeto é de autoria dos vereadores Bira Pereira (PSB) e Wellando Guedes (PPS).

Durante a sessão, os vereadores aprovaram os pareceres da Comissão de Constituição e Justiça e o parecer oral da Comissão de Políticas Públicas e segue para a sanção do prefeito Luciano Agra (PSB). Dezenas de usuários dos CAPS lotaram as galerias com faixas e cartazes Câmara Municipal em defesa do passe livre.

Com a nova lei ficará garantindo às pessoas portadoras de transtorno mental o direito ao passe livre permanente, cuja situação seja comprovada por órgãos de saúde e profissional. O projeto do passe livre foi aprovado por duas emendas garantindo às pessoas com transtorno mental usuários dos Caps e outros serviços nos ỗnibus urbanos e outra que os beneficiários sejam cadastradas na Superinetendência de Trasnportes Urbanos (STTRANS).

O vereador Bira Pereira (PSB) explicou que dentro do projeto de reforma psiquiátrica os usuários são atendidos em serviços diários e precisam se locomover de casa para o tratamento e os custos com as passagem de ônibus torna-se um obstáculo para a continuidade dos trabatamentos. “Temos casos de usuários que vão a pé para os CAPS uma demonstração de que querem se sociabilitar e a Câmara colabora com esse processo dentro de João Pessoa.

O diretor da Associação Caminhar, Severino Paixão comemorou a aprovação da lei do passe livre e disse que vai beneficiar as pessoas com transtorno mental que terão agora condições de irem diariamente aos centros de atendimento. “Certamente estaremos evitando que as pessoas abandonem o acompanhamento dos Caps e acabem dentro dos manicômios”, ressaltou. Severino ressaltou que o próximo passo da associação, é lutar para que o direito seja ampliado para os acompanhantes das pessoas em tratamento.
 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais