Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Câmara aprova 14 projetos de lei e quatro decretos legislativos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Câmara Municipal de João Pessoa apreciou, na Ordem do Dia da sessão ordinária de hoje, 14 projetos de lei e quatro decretos legislativos. Dez dos 14 projetos foram aprovados de forma definitiva, sendo encaminhados para a sanção do prefeito da Capital, Ricardo Coutinho (PSB).

Um dos projetos aprovados foi de autoria da vereadora Eliza Virgínia (PPS) que institui a "Semana Municipal da Pessoa com Deficiência". Para a vereadora, as discussões em torno da questão da deficiência são essenciais, porque, através delas, pode-se criar uma maior conscientização e sensibilização, gerando maior respeito às pessoas deficientes. Ela ainda acrescentou que a semana instituída culminará com o "Dia Nacional da Pessoa com Deficiência", comemorado no dia 21 de setembro. A vereadora ainda teve aprovado, de forma definitiva, outro projeto que institui o "Dia Municipal do Jovem Adventista".

Outro projeto aprovado de forma definitiva teve como propositor o vereador Bruno Farias (PPS), que autoriza o Poder Executivo a conceder um dia de folga para a servidora pública municipal doadora de leite materno. Ambos os projetos aguardarão a sanção do prefeito da Capital.

Os outros projetos de lei aprovados definitivamente foram denominações de nomes de praças e de ruas, além de reconhecimento de utilidade pública da Associação dos Policiais Civis de Carreira do Estado da Paraíba (Aspol-PB), de propositura da vereadora Sandra Marrocos (PSB); a Instituição Adventista Nordestina e Brasileira de Educação e Assistência Social, de autoria do vereador Bruno Farias (PPS); e a Ação Social e Paróquia Santo André Apóstolo, de iniciativa do vereador Tavinho.

Políticas Públicas

Das matérias que seguiram para a Comissão de Políticas Públicas (CPP), teve destaque o projeto do vereador Geraldo Amorim (PDT) que dispõe sobre o posicionamento dos semáforos nos cruzamentos de ruas e avenidas da cidade de João Pessoa. De acordo com o vereador, os semáforos devem ser colocados antes dos cruzamentos e não depois, como é atualmente.

Outro projeto encaminhado para a CPP foi de autoria da vereadora Eliza Virgínia, que dispões sobre a responsabilidade da sinalização de segurança para pedestres na entrada e saída de estacionamentos, tais como sinalizadores de alerta e placas de sinalização. O vereador Tavinho Santos sugeriu que se faça uma compilação de todas as leis relacionadas ao trânsito para informar a população sobre sua aplicabilidade.

Também seguiu para a CPP o projeto dos vereadores Marcus Vinícius (PSDB), Hervázio Bezerra (PSDB) e Luís Flávio (PSDB) que autoriza o Executivo Municipal a implantar nas creches e escolas da rede municipal o ‘Programa Respire Bem’: um projeto que tem como objetivo sanar as deficiências respiratórias por mau posicionamento dente-maxilar, proporcionando o tratamento por dentistas e fonoaudiólogos.

A vereadora Raíssa Lacerda (DEM) também teve um projeto encaminhado para a CPP: que dispõe sobre o pronto atendimento de saúde em eventos públicos de qualquer natureza, nos quais se reúnam a partir de cinco mil pessoas.

Decretos Legislativos

O vereador Jorge Camilo (PT) concedeu "Título de Cidadã Pessoense" à vereadora Sandra Marrocos. O vereador justificou sua iniciativa enfatizando que a vereadora representa as mulheres vitoriosas, vencedoras e que a presença da vereadora engrandece os trabalhos da Casa.

O vereador Fernando Milanez (PMDB) concedeu a "Medalha Cidade de João Pessoa" a Paulo de Tarso Benevides Gadelha. Já o vereador Bruno Farias concedeu "Título de Cidadão Pessoense" a Raulino Maracajá Coutinho. E a vereadora Eliza Virgínia concedeu a "Medalha Cidade de João Pessoa" à Igreja Presbiteriana do Brasil na Paraíba, que está completando 150 anos no país e 125 anos no estado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

BPTran

Líder de facção criminosa de cidade em Pernambuco é preso na Paraíba

Sabadinho Bom, mulheres

Sabadinho Bom apresenta o grupo Mulheres na Roda de Samba

Ditadura nunca mais

João Pessoa terá ‘Caminhada do Silêncio’ na 2ª feira em memória das vítimas da ditadura

Lula, Gervásio e Macron

Integrante da comitiva e recepção a Macron, Gervásio comemora acordos entre Brasil e França

João Pessoa, turismo, foto site do governo da pb

Paraíba atinge média de 88% de ocupação hoteleira no feriadão

Chuvas, chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para municípios paraibanos

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão