Cães terapeutas alegram pacientes do Hospital Pediátrico Unimed

A relação de afeto entre as pessoas e animais sempre existiu. Muita gente tem cão ou gato em casa, por exemplo, e os trata como membros da família. Mas, você sabia que um bichinho desses pode ser muito mais que um animal de estimação? É que eles podem ajudar, inclusive, no tratamento de saúde e na recuperação de pacientes.

Para estimular e motivar os pequenos pacientes, o Hospital Pediátrico Unimed, referência em alta complexidade para crianças na rede da Unimed João Pessoa, recebeu na tarde desta sexta-feira (7) a visita de Frida e Bento, dois cachorrinhos, que além de muito fofos, são treinados para participarem da Terapia Assistida por Animais. Essa terapia utiliza animais para ajudar no tratamento de doenças e no suporte a pessoas acamadas e hospitalizadas.
A visita dos pets faz parte das ações de humanização que a Unimed João Pessoa desenvolve junto aos seus pacientes, proporcionando sempre o bem-estar como parte do tratamento.

Benefícios – Segundo estudos, durante a presença dos animais, os pacientes têm o nível de ansiedade e estresse reduzidos. Além disso, os bichinhos ajudam a melhorar o relacionamento interpessoal do paciente, reduzem o sentimento de solidão, melhoram os parâmetros cardiovasculares e há a elevação do bem-estar.

Muita animação – A chegada de Frida e Bento ao Hospital Pediátrico Unimed foi muito animada. Além das crianças, os pais também ficaram encantados com a visita terapêutica. “Para mim foi muito importante a iniciativa da Unimed JP em trazer os cães para visitar os pacientes. É uma forma de terapia para alegar os pequenos que já estão passando por um momento tão difícil de saúde. Então, só em dar a eles um pouquinho de sorriso, já é muito gratificante”, disse Bruna Taisa Nóbrega Melo, mãe do paciente Mateus Roberto, que ficou encantado e muito animado com a visita dos cachorrinhos.

Protocolo – É importante destacar que toda a visita seguiu protocolos sanitários para a segurança dos pacientes, de seus acompanhantes, das equipes do hospital e também dos animais envolvidos.

Estrutura – O Hospital Pediátrico Unimed é todo estruturando pensando nas crianças. Médicos e todos da equipe multiprofissional são especializados em pediatria. Além disso, uma série de ações é desenvolvida diariamente para o bem-estar das crianças e seus acompanhantes.

Todo o hospital é ambientado com tema infantil para que a criança se sinta mais familiarizada com o ambiente. As datas especiais são lembradas para que as crianças não sintam a falta de comemorar com alegria e descontração.

Ir ao centro cirúrgico pilotando um carro esportivo, receber certificado e coroa por colaborar com o tratamento, ter brinquedos à disposição para alegrar o dia… Tudo isso faz parte das ações de humanização do Hospital Pediátrico. Neste momento de pandemia, a Brinquedoteca é itinerante. As facilitadoras levam atividades e brinquedos para o apartamento de cada criança. Todos os objetos são higienizados e sanitizados antes que a criança tenha contato com eles, para evitar alguma contaminação.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

VEJA TAMBÉM

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.