Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Cabedelo e MP assinam Pacto pelo Aperfeiçoamento do Controle Interno

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) firmaram, nesta terça-feira (3), o “Pacto pelo Aperfeiçoamento do Controle Interno”, proposto pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB).

A solenidade, que contou com a presença do prefeito Vitor Hugo e do coordenador do Focco, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, aconteceu no auditório Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Cabedelo (Ipsemc) e reuniu secretários municipais, vereadores e representantes do Tribunal de Contas do Estado, da Promotoria de Cabedelo e do Ministério Público Federal e da procuradoria Geral da União.

Cabedelo, desde 2014, possui uma Controladoria Interna, responsável por assistir o Poder Executivo em assuntos que sejam relativos à legalidade dos processos que tramitam na Prefeitura de Cabedelo, sejam eles licitações, convênios e contratos diversos. Além disso, atua na defesa do patrimônio público, na coordenação do Portal da Transparência, assim como em auditorias e prevenção e combate à corrupção.

“Desde o momento em que assumi o mandato convivemos com a insegurança e a incerteza diante dos desafios que se apresentavam frente a uma extensa lista de desmandos na administração da coisa pública. Deparamo-nos, por exemplo, com a criação de cargos fantasmas. Num primeiro momento, além de exonerar pessoas, também extinguimos cargos para provocar um choque de gestão e combatermos a sangria nos cofres da PMC. Hoje, os recordes de arrecadação, cremos, devem-se a credibilidade que conseguimos implantar. A assinatura do Pacto é mais um passo que damos nesse processo de transformação da cidade, contando com a orientação e a ajuda do órgãos de fiscalização e controle”, declarou o prefeito Vitor Hugo.

O Pacto objetiva dar mais efetividade e independência aos órgãos municipais responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da administração pública, evitando e combatendo erros e atos de corrupção. Além de propor o compromisso aos gestores, o Focco, através de seus órgãos integrantes, tem prestado assessoria e o apoio necessários para a construção, a criação e a estruturação dos órgãos municipais, e, a partir do pacto firmado, o acompanhamento das atividades.

“Tivemos, desde o primeiro instante, uma acolhida plena no sentido de aceitar, acatar e de ação com foco no caminho do aperfeiçoamento do controle interno no município. Anteriormente trocamos informações e debatemos com a controladoria as medidas que precisavam ser implantadas para melhorar o controle interno do município, bem como as medidas que seriam possíveis serem tomadas nesse sentido. O controle interno é um importante instrumento de gestão, permitindo ao gestor um maior controle e otimização do gasto público e possibilitando que o princípio da eficiência seja alcançado”, comentou o coordenador do Focco, Leonardo Quintans.

De acordo com o promotor, Cabedelo é a 6ª cidade do estado a aderir ao Pacto. A pretensão do Focco é promover, inicialmente, a adesão dos polos maiores e mais populosos do Estado. Com Cabedelo, o Pacto já atinge 50% da população da Paraíba.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos