Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Brasil: uma fábrica de fantasias

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Brasil é o país das contradições. Sabe vestir fantasias e fabricar ilusões. A folia na rua, e a violência nas esquinas; o trio elétrico na avenida, e a solidão nos lares; as ruas ornamentadas, e a vida desfigurada pela desigualdade social; a harmonia na Escola de Samba, e os desencontros dentro de casa.

Diariamente, milhares de crianças lotam as esquinas dos grandes centros urbanos, desfiguradas e sem fantasias, tentando sobreviver no país das ilusões. Os jovens, numa proporção dramática, estão sendo consumidos pela ilusão das drogas. Os idosos, esses sim, são os que mais conhecem o gosto amargo da desilusão.

Como funciona a fábrica de ilusões chamada Brasil? A polícia nas ruas, e a ilusão da segurança; escolas inauguradas, e a ilusão da educação; políticos no poder, e a ilusão da justiça social; a expansão imobiliária, e a ilusão de casa própria para todos; a previdência social, e a ilusão de uma velhice tranquila; cultura religiosa, e a ilusão da espiritualidade; hospitais construídos, e a ilusão da saúde; a instalações de CPIs, e a ilusão da moralidade.

Ocorre que, a verdadeira alegria de um povo não cabe nas passarelas da ilusão; ela nasce no coração e na harmonia de uma vida plena de sentido. Ela não aparece ocasionalmente, como um produto das empresas de euforia; mas é como um rio perene, sobrevive no verão e transborda no inverno. É o barulho contagiante de um cálice transbordante. É a paz de um coração feliz. É o atestado da presença da felicidade.

A alegria verdadeira passeia pelos corredores da vida e faz da existência uma grande celebração. Muito mais que folia de rua, precisamos “urgentemente” é de esperança, de lares restaurados, de jovens sem drogas, da paz vencendo a violência, do triunfo da felicidade sobre a ilusão.

Por isso mesmo, a felicidade não pode ser apenas de três dias. De tão grande, ela não cabe apenas nos corredores dos sambódromos; e de tão necessária, ela precisa desfilar por toda a existência. Não é apenas coreográfica, é gerada em nós pela presença de Deus – fonte da verdadeira alegria. Quando nos vestimos com a sua beleza, a vida se enche de cores. Com Ele, a existência se torna uma grande festa – sem fantasias, sem ilusões.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

Carteira de trabalho 1

Sine-PB disponibiliza mais de 500 vagas de emprego em 10 municípios, a partir de segunda-feira

Ataques aos Três Poderes

Maioria dos brasileiros é contra anistia para responsáveis pelo 8/1, aponta Datafolha

Gualter Ramalho

Presidente da Unimed JP anuncia ampliação de unidades de atendimento

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa semipresencial. Ordem do dia.

Plenário analisa indicações da Presidência da República para diretorias de agências reguladoras e para a recém-criada Autoridade Nacional de Proteção de Dados.

Em pronunciamento,  senador José Maranhão (MDB-PB).

Foto: Pedro França/Agência Senado

Câmara faz homenagem póstuma ao ex-governador José Maranhão

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa