Um dos trechos mais movimentados da BR-104-Norte, que liga Campina Grande ao Anel do Brejo, deverá ser duplicado até o final de 2011, o que vai diminuir consideravelmente graves acidentes com vítimas fatais e danos materiais, motivos de constantes reclamações dos usuários daquela rodovia que aproxima o Brejo e o Curimataú paraibanos.
A informação foi repassada pelo deputado federal Wilson Santiago (PMDB) ao governador José Maranhão e ao secretário-executivo de Interiorização, Assis Costa, que tem sugerido a inclusão desse benefício aos órgãos do Ministério dos Transportes e ao Governo do Estado, que já assinou convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a duplicação dos 83 quilômetros da rodovia BR-104-Sul, ligando Campina Grande à divisa com Pernambuco, que já faz a duplicação a partir da cidade de Caruaru.
Aditivo – O parlamentar, vice-líder do Governo Lula no Congresso, disse que em recente despacho com Luiz Pagot, superintendente nacional do DNIT, e com o endosso do governador José Maranhão, pediu a inclusão de um aditivo no projeto da duplicação da rodovia, para incluir um trecho de 26 quilômetros que beneficiará as cidades de Lagoa Seca, São Sebastião da Lagoa de Roça até Esperança, hoje importante pólo regional de atacadistas e médios industriais, no trecho norte da movimentada via federal que poderá se estender até a divisa com o Rio Grande do Norte.
“Nós já temos a determinação do governador José Maranhão, a boa vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da sua equipe com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, e o nosso trabalho com a bancada federal aliada, que nos dá a força necessária para reivindicar um tratamento diferenciado do DNIT, que tem dispensado toda atenção aos pleitos das lideranças paraibanas”, comentou Wilson Santiago.
Ele revelou, ainda, que o pedido de aditivo do projeto original da duplicação da BR-104-Norte “já está sendo analisado pela equipe técnica do DNIT e certamente não haverá obstáculos para que esse trecho, um dos mais movimentados dos acessos a Campina Grande, tenha todas as suas entradas e saídas devidamente duplicadas, através do PAC, até o fim de 2011, conforme parcerias dos governos federal, estadual e municipal”, enfatizou o parlamentar paraibano.