Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Bolsonaro se reúne com Mandetta para ‘ajustar sintonia’ e cogita novo pronunciamento

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Brasília – Na primeira conversa a sós com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o uso de hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Segundo interlocutores do Palácio do Planalto, o presidente, que estaria de bom humor, repetiu a Mandetta nesta quarta-feira estar “certo” ao insistir para o uso do medicamento já que “dois médicos de São Paulo” teriam sido “curados” após tratamento com o remédio.

Bolsonaro se referia ao cardiologista Roberto Kalil, do Sírio Libanês, que assumiu ter usado o medicamento para combater o novo coronavírus, e ao infectologista David Uip, coordenador do Centro de Contingência contra o Coronavírus em São Paulo, que não admitiu o uso da substância, mas teve divulgado seu receituário. David Uip promete processar quem divulgou informações pessoais.

Aliados de Bolsonaro afirmam que foi Mandetta quem pediu o encontro com o presidente, numa sinalização de trégua da crise política que enfrentam em meio à pandemia do novo coronavírus. O ministro da Saúde registrou o encontro em sua agenda pública do ministério antes mesmo de a Presidência da República confirmar que o encontro aconteceria.

A aliados, Mandetta definiu como “tranquila” a reunião com Bolsonaro e afirmou que foi uma conversa para “buscar um equilíbrio” no governo e “ajustar a sintonia”. O primeiro encontro após Bolsonaro ameaçar demitir o ministro durou mais que os 30 minutos previstos. O diálogo se entendeu por uma hora, invadindo as agendas seguintes. Ao final, Mandetta afirmou que vai “focar no trabalho” e que falará na coletiva da tarde sobre o cenário do novo coronavírus.

Pronunciamento

Bolsonaro avalia gravar um novo pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão nesta quarta-feira, que poderá ser veiculado à noite. Segundo aliados do Palácio do Planalto, Bolsonaro quer passar uma mensagem de “equilíbrio” em relação às últimas crises políticas que o governo tem enfrentado. O vídeo ainda não foi gravado, e o texto ainda estaria sendo redigido.

No último pronunciamento, na semana passada, Bolsonaro baixou o tom sobre coronavírus e não pediu o fim do isolamento, como já tinha feito antes. Na semana passada, Bolsonaro classificou o novo coronavírus como “o maior desafio da nossa geração”.

— O Brasil avançou muito nesses 15 meses, mas agora estamos diante do maior desafio da nossa geração — disse, referindo-se ao período do seu governo.

Bolsonaro também pregou a “colaboração” e a “união” com todos, inclusive governadores, criticados por ele nas últimas semanas pelas medidas tomadas contra o coronavírus.

— Agradeço e reafirmo a importância da colaboração e a necessária união de todos num grande pacto pela preservação da vida e dos empregos: parlamento, judiciário, governadores, prefeitos e sociedade.

 

O Globo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Ônibus com torcedores do Souza atacado

Operação prende torcedores do Treze por ataque a ônibus da torcida do Sousa

Delegacia de Homicídio de Palmas

Militar que atirou e matou PM paraibano em briga de bar foi aprovado no último concurso

Protesto de alunos e professores do colégio de aplicação da UFPB 3

Comunidade escolar do Colégio de Aplicação da UFPB realiza protesto na Reitoria

Polícia Civil, homicídios 1

Preso em Campina investigado por matar ‘amigo’ por dívida de R$ 40,00

Eltas Max Barbosa, policial morto em Palmas

Morre em Palmas policial paraibano baleado por outro PM dentro de bar

sergiolive

Queiroz prolonga mistério sobre postura do NOVO, mas elogia Bolsonaro: “Fui muito honrado”

autozelia (1)

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

optuismo (1)

Operação integrada combate transporte turístico irregular na Paraíba

Nilvan hoje 10

Pesquisa mostra liderança de Nilvan Ferreira em Santa Rita

joaonorqadio

Paraíba terá concurso para policial penal e edital sai ainda este ano