O presidente Jair Bolsonaro nomeou o advogado paraibano Rogério Magnus Varela para o cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2022/2024. Ele vai ocupar uma das duas vagas destinadas ao Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O decreto de nomeação foi publicado na segunda-feira (25). Com a publicação da nomeação, agora será marcada a data da posse, que ocorrerá perante o presidente do CNMP.
A indicação de Rogério Varela para o CNMP foi aprovada pelo Plenário do Senado Federal no dia 6 de abril, um dia após ser sabatinado e aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal (CCJ).
Durante a sabatina, o advogado Rogério Magnus Varela agradeceu a confiança do Conselho Federal da OAB pela escolha do seu nome para atuar no Conselho. “Isso é um reconhecimento do nosso trabalho ao longo da atividade advocatícia; no meu caso, 26 anos de advocacia cotidiana, além de participar da vida da ordem nos mesmos 26 anos: conselheiro estadual, três mandatos de conselheiro federal, ex-presidente da Comissão Nacional de Exame da Ordem e vice-presidente da Comissão de Ensino Jurídico”, disse.
Varela se graduou em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1996, instituição onde deu seguimento à pesquisa em nível de mestrado. Em 2010, titulou-se doutor pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Desde 1997, atua na atividade acadêmica. Como professor e pesquisador, mantém ou já manteve vínculos com diversas instituições, como a Escola Superior da Advocacia (ESA), a Escola Superior da Magistratura Trabalhista na Paraíba (Esmat-PB), o Centro Universitário de João Pessoa, a Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba (Fesmip-PB) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).