Bolsa Família: 1,5 mil beneficiados devem atualizar dados em Bayeux

As famílias que ainda não atualizaram o cadastro do Bolsa Família terão mais tempo para regularizar a situação. O prazo que seria encerrado no dia 31 de agosto foi prorrogado até 31 de outubro. Em Bayeux, cerca de 1,5 mil beneficiários ainda têm pendências referentes às informações do CadÚnico, base de dados do programa.

Quem ainda não atualizou as informações deve se dirigir, com urgência, à sede do Bolsa Família, que fica localizada na rua Francisco Pontes, 250, no bairro do SESI, por trás do Colégio Irineu Pinto.

De acordo com a coordenadora do programa no município, Thereza Lins, grande parte das famílias foi visitada por uma equipe da Ação Social (psicólogos e assistentes sociais) nos últimos meses. O trabalho teve o intuito de orientar sobre a importância do recadastramento. “Não foi possível localizar algumas delas porque o endereço simplesmente não confirmava”, explicou Thereza.

Caso os beneficiários percam mais esse prazo, terão o benefício bloqueado. A família que atender ao critério do programa e tiver o benefício bloqueado pode procurar o Bolsa e solicitar a atualização para que volte a receber a ajuda. A partir de janeiro de 2010, o benefício que continuar bloqueado por falta de revisão cadastral será cancelado.

O prefeito Jota Júnior comentou que o programa tem contribuído para a inclusão social das famílias mais carentes. “Ao mesmo tempo em que é um programa de transferência de renda, o Bolsa contribui para ampliar o acesso à saúde e à educação”, ressalta o prefeito. Bayeux tem 14.200 inscritos no cadastro para programas sociais (CadÚnico), dos quais 11.713 recebem o auxílio mensal.

Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a ampliação do prazo foi motivada pela ocorrência de problemas operacionais no processamento de cadastro (rejeições de dados pelo sistema) e atraso no trabalho provocado por situações de emergência ou calamidade em alguns municípios brasileiros.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.