Bloco promove desfile de pós-carnaval em João Pessoa nesta sexta-feira

O carnaval oficial já acabou, mas a folia de rua continua com o Bloco Guardiões da Folia, que promete movimentar as ruas do bairro do Novais e região, em João Pessoa (PB), nessa sexta-feira, dia 28 de fevereiro, levando música, alegria e cultura carnavalesca. A concentração será a partir das 17h, no Bar do Renato, na Avenida Marcos Pacheco, no Bairro do Novais.

Com a ideia de resgatar o carnaval de rua na região que abrange os bairros do Novais, Jardim Planalto, Jardim Veneza, Oitizeiro, Cruz das Armas e redondezas, o bloco tem como proposta social a união e a integração da comunidade de moradores bem como a afirmação da sua identidade cultural através dos festejos carnavalescos tradicionais.

O Guardiões da Folia é uma ação do coletivo Guardiões da Periferia, que em outubro de 2019 promoveu uma ação social na comunidade da Beira Molhada, no bairro do Jardim Veneza. O evento reuniu mais de 900 pessoas e trouxe aos moradores do lugar e seu entorno ações de cidadania, empreendedorismo, saúde, arte e cultura, com serviços gratuitos como corte de cabelo, terapia de ventosa, orientação vocacional, consultoria jurídica, além de shows e apresentações culturais.

Segundo o artista visual Marcos Perfect, integrante do coletivo e um dos idealizadores do bloco, a proposta do Guardiões da Folia sempre é realizar um carnaval inclusivo, com viés sociocultural e identitário. “Queremos envolver e enaltecer os festejos carnavalescos tradicionais da cidade de João Pessoa e também incluir, agregar e elevar a autoestima dos moradores de uma região que é socialmente mais vulnerável”, justificou ele.

Para Micaelle Lima, gestora da ECI Luzia Simões e integrante do Coletivo Guardiões da Periferia, o bloco é uma iniciativa para trazer de volta a cultura e a tradição do carnaval de rua nos bairros do entorno – e, com ela, muita alegria e celebração. “O Guardiões da Folia irá percorrer as ruas do Novais com muita música, dança, diversidade e representatividade para os foliões se jogarem na festa e correrem para o abraço!”, avaliou.

O Guardiões da Folia foi contemplado com edital da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) para blocos independentes no Carnaval 2020, tendo patrocínio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e apoio de entidades e grupos como a ECI Luzia Simões Batollini e o Motoclube The Guardians MC. As atrações musicais do Bloco serão os Jotave, Atura Boy e Marinavalva Estilizada.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.