Bayeux lança o ano da educação física escolar

Garantir uma educação física de qualidade para alunos da rede pública de ensino. Com essa preocupação, a prefeitura de Bayeux, por meio da Secretaria de Educação, vai realizar a solenidade de lançamento do Ano da Educação Física Escolar do Município. O evento vai reunir cerca de 100 pessoas para debater o assunto, entre educadores e diretores das 26 escolas municipais, e acontece na próxima quinta-feira (20) no M&V Recepções, localizado na rua 21 de abril.

A finalidade, de acordo com o coordenador de Educação Física e Desporto Escolar de Bayeux Luís Gonzaga Santana, é conscientizar os representantes das escolas acerca do valor da prática esportiva aos estudantes e incentivar os profissionais a desenvolverem projetos dentro das instituições educacionais. “Com essa iniciativa, estamos mostrando que o esporte sobrepõe a saúde física, mas também alcança o intelectual, contribuindo no processo de cidadania”, disse.

O encontro tem início às 8 horas e os participantes irão acompanhar a palestra “A importância da Educação Física Escolar”, ministrada pela professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Vânia Resende de Carvalho. A secretária de Educação, Madalena Araújo, lembra que 2009 foi instituído o Ano da Educação Física Escolar pelo Conselho Federal de Educação Física e ressalta que a atitude em Bayeux é pioneira no Estado.

“A disciplina é um direito de todas as crianças e jovens, faz parte da grade curricular e contribui na formação geral dos estudantes, através do desenvolvimento das capacidades motoras e sociais”, afirma. O evento pretende ainda propor ações para dinamizar a Educação Física Escolar em Bayeux.

O prefeito Jota Júnior ressaltou que o esporte na escola reúne cultura, cidadania e saúde, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes, tanto da primeira fase escolar (1º ao 5º ano) quanto da segunda (6º ao 9º ano). “Considerando a importância da disciplina e preocupados com a formação dos nossos alunos, estamos equipando as escolas com ambientes e profissionais capacitados”, destaca.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no artigo 26, dispõe que “a Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da Educação Básica, ajustando-se às faixas etárias e às condições da população escolar”.

Sessão Especial na Câmara

Ainda na próxima quinta-feira, às 19h30, a secretaria de Educação em parceria com a Câmara de Bayeux e o Conselho Regional de Educação Física (CREF) vai homenagear todos os profissionais de Educação Física da rede pública e privada de ensino, academias e entidades filantrópicas. A sessão especial está marcada para as 19h30 na Câmara em virtude da comemoração do dia dos profissionais de Educação Física (1º de setembro) e teve a propositura da vereadora Maria das Neves Gomes de Medeiros (Dedeta).
 

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.