O deputado estadual Carlos Batinga (PSC) propôs na tarde de hoje que a mesa diretora da Assembleia Legislativa incentive a discussão de temas de interesse da sociedade para que a Casa não se transforme em palanque político. Ele pediu uma trégua dos parlamentares em questões políticos partidárias para que se possa discutir questões relevantes como as obras de transposição do Rio São Francisco na Paraíba que serão iniciadas ainda este mês em Monteiro, no Cariri.
As obras da transposição na Paraíba são do trecho Leste que inicia em Monteiro, passa por Campina Grande e vem até João Pessoa e do eixo Norte com uma tomada d´água pelo rio Piranhas. De acordo com Carlos Batinga, é preciso uma união da classe política para que as obras do trecho Norte tenha uma segunda tomada d´água pelo rio Piancó fazendo com que a Paraíba fique com as suas três principais bacias hidrográficas atendidas pelas obras de transposição.
“Com isso a Paraíba seria o Estado mais beneficiado com a transposição resolvendo o problema da água e possibilitando o desenvolvimento de projetos sustentáveis alavanquem a economia no interior da Paraíba” , explicou.
Outro benefício trazido pelas obras de transposição das águas do rio São Francisco, segundo Batinga, é o melhor aproveitamento dos programas e projetos de combate à desertificação no semi árido nordestino. Ele acrescentou que a Paraíba é um dos estados mais atingidos pela desertificação com 65% do seu território em processo de degradação ambiental e de solo. “A Assembleia não pode ficar de fora dessa discussão de vital importância para o desenvolvimento da Paraíba e espero que, mesmo sendo um ano eleitoral, a mesa diretora e os deputados incentivem essas discussões. É isso que o povo deseja”, completou o deputado.