Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Banco do Nordeste mapeia territórios com potencial de crescimento econômico na Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Banco do Nordeste mapeou atividades de oito territórios paraibanos que apresentam potencial para geração de emprego e renda. A identificação, por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), objetiva organizar, fortalecer e elevar a competitividade das respectivas cadeias produtivas em ações que envolvem a comunidade das áreas mapeadas.

Na Paraíba, são 57 municípios envolvidos no Prodeter. As atividades priorizadas pelo Programa e seus respectivos territórios são: bovinocultura de leite (Cariri Oriental e Médio Piranhas); cocoicultura (Vale do Piranhas); caprinocultura de leite (Cariri Ocidental e Curimataú); avicultura (Borborema); turismo (Vale do Paraíba), e ovinocultura (Piemonte da Borborema).

Cada território apresenta desafios e organização própria de seus agentes produtivos, a exemplo de cooperativas, entes municipais e estaduais, além de instituições de pesquisa e de capacitação. O Prodeter instaura comitês territoriais e municipais, com envolvimento institucional e de produtores. Os participantes buscam minimizar os gargalos identificados em cada atividade econômica priorizada. Os comitês avaliam e executam os Planos de Ação Territorial (PATs), nos quais constam objetivos geral e específicos, metas e ações com prazos e responsáveis.

Seja no turismo, na produção do coco ou na criação de animais para corte e leite, as atividades desenvolvidas prescindem de competitividade e de melhorias na assistência técnica. Pelo Banco do Nordeste, os agentes de desenvolvimento são condutores e mobilizadores do Prodeter. Distribuídos em 14 agências bancárias espalhadas pela Paraíba, esses profissionais conduzem a dinâmica das cadeias produtivas e são encarregados do atendimento às necessidades de crédito dos produtores. A oferta de crédito é definida a partir dos PATs, em função do binômio oferta x demanda relativo a cada cadeia produtiva trabalhada.

A estratégia do Prodeter venceu em 2018 a categoria “Produtos Financeiros” do Prêmio da Associação Latino Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide), concedido ao BNB na cidade peruana de Lima. O gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do BNB na Paraíba, Izidro Soares, destaca que as ações de organização locais permitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem nos territórios trabalhados. “A concessão do crédito é uma das vertentes do desenvolvimento. No formato apresentado pelo Prodeter apresenta risco mitigado para o Banco do Nordeste, em virtude do grau de estruturação em que se encontrarão os produtores no momento mais adequado para a concessão do financiamento”, avaliou.

Exemplo da bovinocultura de leite do Cariri Oriental

A bovinocultura de leite do Cariri Oriental estabeleceu como objetivo geral a elevação em 20% da produtividade das matrizes leiteiras pertencentes a 200 produtores do território, num prazo de cinco anos. Em três anos de implantação do programa, o associativismo permitiu a realização coletiva de vendas e compras, sobretudo de insumos, reduzindo em cerca de 30% as despesas decorrentes da aquisição de ração, medicamentos e vacinas. A partir do engajamento dos produtores e implantação de melhorias na atividade, o Banco do Nordeste já concedeu  R$ 856 mil em financiamentos aos produtores, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

A empresa-âncora do projeto é a Cooperativa Agropecuária de Cariri (Coapecal). Por meio da cooperativa, o leite é beneficiado e 80% da comercialização ocorre via associativismo. Outro ponto de destaque nas ações desenvolvidas com os 200 produtores foi a realização do curso Negócio Certo Rural  para gestão dos empreendimentos, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Sobre o Prodeter

O Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste incorpora estratégias com o objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas priorizadas. Implementa planos de ação e estabelece dotação orçamentária para financiamentos. A metodologia do programa promove o fortalecimento da governança por meio da constituição de comitês locais e territoriais que favorecem a cooperação entre empreendedores e parceiros, a difusão de tecnologia e inovação e o apoio à execução e à integração das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento sustentável local e territorial.

Objetivos buscados nas atividades priorizadas:

– Avicultura: elevar a competitividade e aumentar o volume de vendas;

– Ovinocaprinocultura: adequar-se às exigências normativas do mercado;

– Bovinocultura de leite: expandir os canais de comercialização, a lucratividade das vendas, promover melhoria genética e aumentar a produtividade;

– Caprinocultura de leite: promover melhoria genética e elevar a produtividade;

– Ovinocultura de corte: atender aos pré-requisitos de qualidade do mercado;

– Cocoicultura: aumentar a produtividade;

– Turismo: implantar uma região turística no Vale do Paraíba.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Aguinaldo Ribeiro, fonte Câmara dos Deputados

Lula defende Aguinaldo como relator da regulamentação da reforma tributária

Cícero Lucena em Mangabeira

Cícero confirma licitação para construir ponte ligando Mangabeira ao Valentina

Herman Benjamin, stj

Paraibano Herman Benjamin é eleito novo presidente do STJ

Cigarros eletrônicos

Vigilância Sanitária determina apreensão de cigarros eletrônicos em todo Estado

João Azevêdo programa

Governo inclui no PPP-PB construção de estacionamento vertical na Epitácio com 1.500 vagas

Acidente próximo ao viaduto do Forrock

Motociclista sofre parada cardíaca após acidente e é reanimado pela PRF na BR-230

Jucélio Dantas é acusado de assassinar kaliane Medeiros

Caso Kaliane: ex-namorado é condenado a 30 anos por homicídio e feminicídio

Casa da Pólvora

Funjope apresenta projetos de ocupação da Casa da Pólvora com dança e literatura

Major Sidnei 1

Prefeito de Sapé denuncia ação de golpistas que utilizam seu nome para compras

PF polícia federal

Sistema do governo é invadido e dinheiro para pagar servidores é desviado