Bancários fazem sete agências da capital deixar de funcionar hoje

Nesta terça-feira, 21 de setembro, os bancários paralisam as atividades de sete agências bancárias em João Pessoa, até as 11h, sendo duas da Caixa Econômica Federal (Cabo Branco e Tambaú) e cinco do Banco do Brasil (Praça 1817, João Pessoa, Treze de Maio, Varadouro e Tambaú), em protesto contra a intransigência dos banqueiros.

Os bancários estão mobilizados e demonstram disposição para a deflagração de uma greve geral por tempo indeterminado, em protesto contra a falta de propostas e as sucessivas negativas dos banqueiros.

O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) já fizeram quatro rodadas de negociação da Campanha 2010, sem que os bancos apresentassem qualquer proposta paras as principais reivindicações dos trabalhadores: reajuste de 11%, melhoria na Participação nos Lucros e Resultados (PLR), valorização dos pisos salariais, elevação dos auxílios refeição / alimentação e creche/babá, combate às metas abusivas, fim do assédio moral, plano de carreira, cargos e salários (PCCS) em todos os bancos, proteção ao emprego, mais contratações, auxílio-educação e segurança contra assaltos.

Bancos Públicos – Tanto os representantes da Caixa Econômica Federal quanto os do Banco do Brasil frustraram os representantes dos bancários nas reuniões do dia 17 de setembro, que não avançou em nada, tendo sido marcadas novas reuniões para o dia 23. A negociação com os representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) acontecem nesta terça-feira, 21, em Fortaleza – CE.

Marcos Henriques, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, chama a atenção da população para a iminência de os bancários deflagrarem uma greve por tempo indeterminado na assembleia geral da categoria convocada para o dia 28 de setembro. "De um lado, a arrogância e prepotência dos banqueiros e do outro lado a insatisfação dos bancários com as sucessivas negativas dos patrões são os ingredientes para a deflagração de uma grande greve, se até o dia 22 os bancos não apresentarem uma proposta global", concluiu. 

Calendário de Atividades dos Bancários em Setembro:

Terça – 21 – Dia Nacional de Luta
Quarta- 22 – Negociação com a Fenaban
Quinta – 23 – Indicativo de negociação com os bancos públicos
Terça – 28 – Assembleia com os bancários em todo o País
Quarta – 29 – Indicativo de Greve Por Tempo Indeterminado, em caso de rejeição das propostas.

TAGS

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.