Bancada se reúne com ministro e pede expansão da UFPB para Guarabira

A bancada federal da Paraíba se reuniu hoje em Brasília com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Na ocasião, entre outros pleitos, a bancada reafirmou o pedido para que o município de Guarabira seja contemplado com um campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Estiveram presentes na audiência os senadores Vital do Rêgo (PMDB) e Wilson Santiago, os deputados federais Benjamin Maranhão (PMDB), Nilda Gondim e Manoel Junior (PMDB), o deputado estadual Raniery Paulino e o ex-governador da Paraíba, Roberto Paulino.

De acordo com Benjamin Maranhão, a descentralização da oferta do ensino superior é de extrema importância para o desenvolvimento da Paraíba. O parlamentar lembra que o campus da UFPB em João Pessoa atrai alunos de todo o estado. Para o deputado, a expansão para Guarabira seria estratégico para encurtar as distâncias que milhares de paraibanos enfrentam para ter acesso ao ensino superior gratuito.

Segundo Roberto Paulino, a prefeitura do município tem se mobilizado de todas as formas possíveis para viabilizar o novo campus, havendo, inclusive, a destinação de um terreno para essa finalidade.

O ministro da Educação, no entanto, afirmou que Guarabira vai inaugurar nós próximos meses um campus avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), mas que o assunto da expansão da UFPB para o município será levado à reunião que o ministro terá nesta quarta com a presidente da República, Dilma Rousseff.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.