A bancada feminina na Assembleia Legislativa da Paraíba, formada por seis deputadas, defende o cumprimento das leis aprovadas e dirigidas à mulher, como forma de acabar com a violência contra as mulheres. Este foi o ponto em comum expressado na manhã desta quarta-feira (07.08) pelas deputadas Francisca Motta (PMDB), Léa Toscano (PSB), Eva Gouveia (PSB), Gilma Germano (PPS), Olenka Maranhão (PMDB), e Daniella Ribeiro (PP), ao falar da luta feminina, um dia antes da comemoração do Dia Internacional da Mulher.
O cumprimento das leis que já estão em vigor e o avanço da luta feminina para conquistar espaços na sociedade é a bandeira de luta da mulher, segundo declarou a deputada Francisca Motta. Esta preocupação também foi defendida pela deputada Lea Toscano, que levou o assunto à Tribuna da Casa de Epitácio Pessoa, no segundo expediente da sessão ordinária desta terça.
A deputada Francisca Motta chegou a afirmar: Ser mulher é saber, com sensibilidade, lidar ao mesmo tempo com as diversas situações do dia-a-dia”. Este tema foi endossado pela deputada Léa Toscano, que acrescentou: “A sensibilidade feminina, que antes era restrita ao lar, chegou aos diversos segmentos da sociedade, inclusive ao parlamento”.
Já a deputada Olenka Maranhão disse que a luta feminina visa a conquista da igualdade de direitos. Ela também externou preocupação quanto à violência contra a mulher e cobrou mais ação do poder público no sentido de fazer valer as leis, ratificando assim o que foi primeiramente defendido pela colega Francisca Motta. “Como parlamentar, com o apoio das demais colegas da bancada feminina, penso que precisamos preservar o que foi conquistado e avançar com a nossa
luta”, comentou.
Opinião semelhante foi expressa pela deputada Daniella Ribeiro, que ressaltou o trabalho e as ações promovidas em prol da mulher pelo Poder Legislativo. “A mulher sempre foi tema recorrente do parlamento estadual. Particularmente, venho contribuindo com esse trabalho, com apoio da bancada feminina”, disse.
A deputada Eva Gouveia informou que vem trabalhando em favor da mulher com a apresentação de projetos, ao tempo que contribuiu com a luta e os pleitos da mulher com o seu trabalho na Comissão dos Direitos da Mulher.
A deputada Gilma Germano focou o trabalho que vem desenvolvendo a frente da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades. “A Assembleia Legislativa tem se preocupado com a causa da mulher e prova disso foi a constituição de uma comissão para tratar deste assunto específico, a qual tenho a honra de presidir”, lembrou.