Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Autorização é entregue à 1ª mulher que requisitou visita íntima a companheira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um documento pioneiro em defesa dos direitos dos homossexuais na Paraíba foi assinado hoje pelo secretário de Cidadania e Administração Penitenciária, Carlos Mangueira. A primeira carteira de visitante com base em um relacionamento homoafetivo foi entregue a Inês da Silva, companheira da apenada Anny Karoliny Ferreira Nunes, que cumpre pena no Centro de Reeducação Maria Júlia Maranhão.

Com base em uma escritura pública comprobatória da união estável, as companheiras poderão se encontrar todos os domingos, durante o horário da visitação dos familiares, e também às quartas-feiras, quando ocorre a visita íntima. A liberação para os encontros já tem validade para o próximo domingo (26).

A concessão teve como base o despacho administrativo da própria Secretaria de Administração Penitenciária, publicada no Diário Oficial do dia 17 de setembro. A decisão, em resposta à requisição da companheira da apenada, permite o acesso de visita íntima para pessoas do mesmo sexo, desde que com comprovação judicial ou por meio de escritura pública lavrada em cartório, que ateste a estabilidade do relacionamento.

O despacho administrativo do Secretário Carlos Mangueira tornou a concessão para qualquer outro novo pedido de concessão de visita íntima proveniente de relacionamentos homoafetivos extensiva a todo o sistema penitenciário da Paraíba.

Segundo o secretário, a orientação do Governo do Estado, fundamentado na Constituição Federal e nas normas Internacionais sobre Direitos Humanos, é evitar qualquer discordância ou oposição à homossexualidade ou quaisquer outras formas de discriminação.

“Desde que comprove por meio judicial ou por escrituração em cartório a união estável, o companheiro ou companheira poderá requerer a carteira de visitante para encontrar seu parceiro, assim como já é permitido para os casais heterossexuais”, disse o secretário.

A decisão do Governo do Estado foi aprovada pelo membro do Conselho Estadual de Coordenação Penitenciária durante a reunião na manhã desta sexta-feira (24). Fazem parte do conselho, além do secretário Carlos Mangueira; o Secretário Executivo da Secap, Maurício Souza de Lima; o juiz da Vara das Execuções, Carlos Beltrão; o representante do Conselho Penitenciário do Estado, Tiago Formiga; o Gerente do Sistema Penitenciário do Estado, Ivonilton Coriolano; o promotor de justiça da Vara de Execuções Penais, Nilo Siqueira da Costa Filho; e Antônio Almeida, secretário-geral do CECP.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos