Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Aumento do número de vereadores de João Pessoa vai à votação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O projeto de autoria do vereador Tavinho Santos (PTB) que adequa o texto da Lei Orgânica do município de João Pessoa à Proposta de Emenda Constitucional nacional conhecida como “PEC dos Vereadores” que aumenta o número de vereadores nas câmaras municipais em todo o País deve ser votado amanhã pelos parlamentares na Câmara Municipal de João Pessoa, para ampliar de 21 para 27 o número de cadeiras na Casa de Napoleão Laureano.

Segundo o autor da propositura vereador Tavinho Santos, a matéria já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e pela Comissão de Políticas Públicas. Tavinho espera que nas eleições de 2012, a Casa já eleja 27 parlamentares. 

Grande parte dos vereadores já se mostrou favorável à aprovação da mudança, que, inclusive, aumenta a possibilidade de reeleição dos atuais vereadores. Já outros fazem ponderações. O vereador Fernando Milanez (PMDB), por exemplo, alertou para a necessidade de avaliar o duodécimo previsto para o próximo ano. “Não adianta criar se não tiver condições para manter. O próprio plenário não tem mais cadeiras. E gabinetes? É uma mudança que não se limita a botar no papel, é preparar, porque um ano e sete meses não é nada”, argumentou Milanez.

O vereador Tavinho Santos, autor da propositura, defende que a ampliação do número de vereadores na Câmara da capital proporcionará mais representatividade à população, sem que, segundo ele, haja aumento nos gastos da Casa. “Pelo contrário, os recursos já foram cortados. Foi estabelecido que nós tínhamos 5% e diminuiu para 3% da arrecadação, então não há aumento de valores, a PEC que foi aprovada no Congresso Nacional diminuiu o repasse para as câmaras e restabeleceu a representatividade.     Portanto, a mesa diretora é que estará se adequando a esses novos vereadores, que serão 27, terá que diminuir certos gastos”, disse Tavinho. Para o autor da propositura, os vereadores que se posicionarem contra o seu projeto estarão usando de “pura demagogia”, já que não há aumento de despesas. 

Tavinho, no entanto, entende que a ampliação do número de cadeiras não garante reeleição. “Quem tem serviço prestado, com certeza tem maior chance, mas isso não quer dizer garantia de reeleição. Sempre tivermos uma renovação de praticamente 50%”, disse Tavinho.

O vereador Bosquinho (DEM), que defende o projeto que vai adequar a legislação ao texto aprovado no Congresso Nacional e aumentar a representatividade da população na Casa, sustenta que todos os vereadores, sejam veteranos ou novos candidatos, “começam o jogo zerado”, nas eleições.

Tavinho ressaltou, por sua vez, a necessidade da população escolher melhor seus representantes, qualificando mais o legislativo municipal. “Infelizmente, ainda há no Brasil uma força muito grande do Poder Executivo”, disse Tavinho, mencionando que além da influência nas casas legislativas, esses chefes dos Executivos ainda têm a prerrogativa de legislar através de medidas provisórias. 

Jornal da Paraíba

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Academia Paraibana de Letras, APL

Começa hoje na APL projeto que promove difusão e hábito da literatura paraibana

joaopessoajp

João Pessoa recebe troféu de destino mais comercializado em 2023

imgDescNoticia_15501649952_foto_N

Luciano Mariz anuncia apoio a Terezinha e Mônica

onibus1 (1)

Governo acompanha entrega de novos ônibus para linhas de Cabedelo

WhatsApp Image 2024-04-18 at 13.22.24

Funcionárias são exoneradas depois de filmarem creche inundada em Santa Rita

WhatsApp-Image-2024-02-09-at-06.38.52-800x500

Segundo acusado de matar lutador de MMA vai a júri em Cabedelo

diretor-do-Hospital-Padre-Ze-o-paroco-Egidio-de-Carvalho-800x500-1-750x375

Padre Egídio consegue prisão domiciliar, mas terá que usar tornozeleira

Vacina dengue

João Pessoa amplia público-alvo para vacina contra a dengue

Octávio Paulo Neto, promotor, coordenador do Gaeco

Coordenador do Gaeco explica medidas alternativas para Padre Egídio: “O processo penal não é vingança”

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por oferecer drogas e estuprar menina de 11 anos